Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

OE2018: "Não há folga nenhuma" para aumentar despesa

O deputado independente eleito pelo PS Paulo Trigo Pereira defendeu hoje que as propostas de alteração ao Orçamento terão de ser neutras, porque "não há folga nenhuma" para introduzir medidas que aumentem a despesa.

OE2018: "Não há folga nenhuma" para aumentar despesa
Notícias ao Minuto

12:07 - 03/11/17 por Lusa

Política Trigo Pereira

Numa pergunta ao ministro das Finanças, Mário Centeno, durante o segundo dia de debate generalidade do Orçamento do Estado para 2018, Paulo Trigo Pereira combateu a ideia da existência do que chamou uma "pseudo-folga".

"Não há folga nenhuma e propostas responsáveis na especialidade, a meu ver, terão de ser neutras", declarou, sublinhando que todas as medidas que aumentem a despesa terão de prever aumentos de receita.

O deputado do PS sublinhou ainda que a "prerrogativa das cativações" é para manter, como o ministro já havia afirmado, vincando a necessidade de cumprir o défice e diminuir a dívida, apontando os ganhos na redução de juros.

No descongelamento de carreiras na função pública, Trigo Pereira considerou que o "Orçamento está a ir até onde pode ir".

"Isto tem de ser progressivo, era isso que estava no programa do Governo, é isso que está neste Orçamento, quer para 2018 quer para 2019. O PS compreende muito bem a frustração de muitos funcionários que gostariam de ver repostas todas as condições de 2010, mas isso não é possível de fazer tudo ao mesmo tempo", sustentou.

Na resposta, o ministro das Finanças afirmou que as alterações a que o Governo está aberto "não podem alterar os princípios de equilíbrio orçamental".

"Tem sido assim nos últimos anos e estamos muito confiantes que continue, não diminuindo em nada a riqueza do debate em sede de especialidade", adiantou Mário Centeno.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório