Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Verdes salientam "esforço" mas pedem atenção à ferrovia e floresta

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) destacou hoje na proposta de Orçamento do Estado para 2018 "um esforço de inversão" das políticas do anterior Governo, mas pediu atenção a matérias específicas, como os transportes públicos e a floresta.

Verdes salientam "esforço" mas pedem atenção à ferrovia e floresta
Notícias ao Minuto

17:31 - 02/11/17 por Lusa

Política OE2018

No primeiro pedido de esclarecimento do PEV no debate na generalidade do Orçamento, o deputado José Luís Ferreira começou por criticar a atitude de PSD e CDS na discussão.

"O que o PSD e o CDS queriam era que continuasse o corte nos rendimentos, que o Estado social continuasse a enfraquecer (..) Há um esforço deliberado de inversão das políticas do anterior Governo", realçou o deputado, prometendo que os Verdes irão apresentar na especialidade propostas em áreas em que consideram que o documento é insuficiente, como na valorização dos transportes públicos e na produção de micro-energia.

O deputado José Luís Ferreira desafiou o primeiro-ministro a apostar mais na ferrovia, "que traz vantagens do ponto de vista ambiental e potencia o desenvolvimento de muitas zonas do país", pedindo também a António Costa que comece a implementar as medidas estruturais de apoio à floresta.

António Costa destacou que a proposta de OE do Governo assenta "numa nova visão do paradigma energético", com diversificação das fontes de produção de energia, e "uma nova visão da mobilidade".

"A prioridade no investimento é nos grandes corredores ferroviários", garantiu Costa, apontando como prioritárias as ligações Sines-Caia e a revitalização da linha da Beira Baixa com a ligação ao trecho Aveiro-Salamanca.

Na área da floresta, o primeiro-ministro concordou que a aposta tem ser mais alargada do que a prevenção dos incêndios, apontando o processo de cadastro, a dinamização de atividades económicas ligadas à floresta ou a aposta no turismo de natureza como exemplos do que é preciso fazer.

"A floresta está no centro do nosso Programa Nacional de Reformas e é um dos pilares fundamentais do documento que colocámos em discussão pública para a estratégia do Portugal pós 2020", destacou.

Os deputados começaram hoje a debater, na generalidade, a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), que alarga o número de escalões, altera o regime simplificado de IRS e inicia o descongelamento de carreiras na função pública.

O documento será votado na generalidade na sexta-feira. Segue-se a discussão na especialidade, com debates e plenário entre 22 e 24 de novembro, estando a votação final global agendada para o dia 27.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório