Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Precisamos de uma União da Proteção Civil com dispositivos permanentes"

Devido às catástrofes que assolaram vários países da União Europeia, Carlos Zorrinho defende uma "resposta concertada e global".

"Precisamos de uma União da Proteção Civil com dispositivos permanentes"
Notícias ao Minuto

16:06 - 31/10/17 por Fábio Nunes

Política Carlos Zorrinho

Na recente edição da Ação Socialista, Carlos Zorrinho aborda as tragédias dos incêndios que abalaram o país. Tendo em conta outras tragédias que afetaram países da União Europeia, o socialista sugere uma "resposta concertada e global, no ordenamento florestal, no combate à desertificação do interior, no reforço da prevenção e na atualização dos dispositivos de proteção e socorro".

Carlos Zorrinho destaca o programa de ação que o Governo está a preparar para melhorar a prevenção e combate aos incêndios, "mas dada a dimensão das catástrofes que se têm verificado por toda a União Europeia (incêndios, cheias, terramotos e desabamentos de terras entre outras) é fundamental aumentar o nível da resposta, criando um mecanismo europeu de proteção civil permanente".

"Precisamos de uma União da Defesa e de uma União da Segurança, mas também de uma União da Proteção Civil com dispositivos permanentes e especializados, disseminados pelo território da UE", realça Carlos Zorrinho.

Uma proposta que já foi apresentada no parlamento europeu e que foi "apoiada pelos eurodeputados portugueses dos dois maiores grupos políticos e pela grande maioria dos eurodeputados que intervieram no debate" na passada quarta-feira.

"É assim que se deve fazer acontecer mais e melhor Europa, respondendo àquilo que as pessoas precisam e quando precisam, com robustez operacional e solidariedade política", escreve o eurodeputado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório