Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Cristas fala em aumento de impostos "impensável" para agricultores

A presidente do CDS-PP defendeu hoje que as alterações ao regime simplificado de IRS na proposta de Orçamento do Estado provocarão um agravamento de impostos aos agricultores de "dimensão impensável", que será "trágico para o mundo rural".

Cristas fala em aumento de impostos "impensável" para agricultores
Notícias ao Minuto

14:33 - 31/10/17 por Lusa

Política Orçamento

"O regime simplificado e o ataque que está a ser feito é muito negativo para os trabalhadores independentes, se considerarmos que 85% dos agricultores estão nesse regime, é, de facto, trágico para o mundo rural e da agricultura", defendeu Assunção Cristas aos jornalistas.

À saída de uma reunião com a direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em Lisboa, a líder centrista prometeu bater-se contra o que considerou ser um "ataque brutal ao regime dos trabalhadores independentes", que para os agricultores significa um "agravamento nos seus impostos de uma dimensão impensável".

O presidente da CAP, Eduardo de Oliveira e Sousa, recusou qualquer recuo no regime simplificado tal como existe, sublinhando que foi desenhado a pensar "na particularidade do setor agrícola".

De acordo com o presidente da CAP, com as alterações que constam da proposta de Orçamento enviada pelo Governo ao parlamento há "agricultores que verão os seus valores a pagar de IRS multiplicados por cinco ou por seis, ou seja, 500 ou 600%".

"Estamos em crer que, agora ao nível dos senhores deputados, no parlamento, terão em conta a especificidade do setor e não será levada por diante essa matéria, tal como está desenhada", expressou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório