Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo elogia "perspetiva muito ambiciosa e corajosa" de Juncker

Marcelo Rebelo de Sousa fez uma comunicação ao país para assinalar a presença de Jean Claude Juncker no Conselho de Estado. O líder europeu, a seu lado, voltou a professar o seu carinho pelo país.

Marcelo elogia "perspetiva muito ambiciosa e corajosa" de Juncker
Notícias ao Minuto

16:30 - 30/10/17 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Política Lisboa

Marcelo Rebelo de Sousa fez uma comunicação em francês, aos jornalistas, para assinalar a presença do presidente da Comissão Europeia em Lisboa, onde participará no Conselho de Estado.

O Presidente da República elogiou a “perspetiva muito ambiciosa e corajosa da Europa e da União Europeia” mantida por Jean Claude Juncker, sublinhando a “honra” que é a sua visita ao país.

Marcelo deixou ainda um agradecimento ao apoio prestado pela Comissão Europeia, no âmbito dos incêndios, e pela “manifestação institucional de solidariedade”.

As última palavras do Presidente da República foram dedicadas à Europa, associada a uma ideia de liberdade, de democracia e de justiça social.

Jean Claude Juncker, por seu turno, voltou a manifestar o seu carinho por Portugal, dizendo que é “dos seus países preferidos, senão o preferido” e recordando a “relação de respeito” que tem com a comunidade portuguesa do Luxemburgo.

Indicando que já foi convidado anteriormente para visitar o país mas que foi sempre impedido por razões alheias, afirmou que se sentiu “muito tocado pela catástrofe” que atingiu Portugal e que a “União Europeia está solidária”, falando em mecanismos europeus que permitem ajudar, como a reorganização da Proteção Civil.

"Nós estamos solidários com Portugal. Pusemos em andamento todos os esforços que os mecanismos europeus nos permitem oferecer aos nossos amigos de Portugal. E vamos refletir, a pedido de Portugal, sobre a reorganização da proteção civil na Europa, que tem lacunas e fraquezas que é preciso remediar. Encarreguei o comissário respetivo de o fazer", afirmou Juncker.

Quanto ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tratou-o por "velho amigo", que tem a impressão de conhecer "há séculos" e com quem mantém "uma amizade que resiste a tudo".

O presidente da Comissão Europeia declarou-se "muito honrado" por ter sido convidado pelo chefe de Estado português para a reunião de hoje do Conselho de Estado e por ir receber, na terça-feira, um doutoramento honoris causa atribuído pela Universidade de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório