Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Rio e Santana têm primeiras ações com militantes no sábado a norte

Os candidatos à liderança do PSD, Pedro Santana Lopes e Rui Rio, têm no sábado as primeiras ações de campanha abertas a militantes com vista às eleições diretas de 13 de janeiro e ambos escolheram o norte do país.

Rio e Santana têm primeiras ações com militantes no sábado a norte
Notícias ao Minuto

10:11 - 27/10/17 por Lusa

Política PSD

Rui Rio vai estar no sábado à noite com militantes do PSD em Vila Real e no domingo à tarde na Guarda, enquanto Pedro Santana Lopes tem prevista para sábado à tarde uma sessão de esclarecimento com militantes em Valongo (Porto).

Até agora, os dois candidatos têm tido sobretudo reuniões com as estruturas locais: Rio esteve em Viseu na passada semana, a convite da Assembleia Distrital, Santana estará lá hoje à noite, e tem prevista para domingo uma reunião de trabalho em Beja.

O diretor de campanha do antigo autarca do Porto e presidente do PSD/Aveiro, Salvador Malheiro, disse à Lusa que a intenção é que Rui Rio percorra todo o país, começando este fim de semana em Vila Real e na Guarda e no seguinte rumando a sul, com sessões em Faro, Beja e Évora.

A preocupação principal, explicou, é o contacto com os militantes no terreno e haverá um modelo comum às ações de campanha em todos os distritos: Rui Rio fará uma apresentação das linhas-mestras do seu projeto - a moção de estratégia está a ser preparada pelo ex-ministro da Educação David Justino -, seguido de um período de perguntas e respostas dos militantes. Previamente, a candidatura terá um encontro de trabalho com os dirigentes locais.

"Mais de metade dos autarcas do PSD apoiam Rui Rio", afirma Salvador Malheiro, que assegura que o antigo autarca do Porto conta também com o "apoio maioritário" das organizações distritais da JSD

Para o diretor de campanha de Rui Rio, "já é claro quem tem maior recetividade entre a população portuguesa e como futuro primeiro-ministro de Portugal".

Por seu lado, João Montenegro, diretor de campanha de Pedro Santana Lopes, disse à Lusa que "são cada vez mais os militantes que têm vindo a aderir ao projeto" do antigo primeiro-ministro.

"O dr. Santana Lopes tem demonstrado, em cada encontro, em cada contacto, que conhece bem a realidade do país e que tem bem presente o que mais falta faz para que cada localidade progrida e se desenvolva. É essa proximidade, é esse conhecimento da realidade, e é o projeto económico e social que tem para o país que serão a base da nossa campanha", disse.

Segundo João Montenegro, "o principal objetivo na volta pelo terreno durante esta campanha é chegar ao maior número possível de militantes, da forma mais próxima possível, e apresentar as políticas" que o candidato defende para o país.

A campanha do antigo primeiro-ministro, frisa a estrutura de Santana, começou logo no dia seguinte à apresentação pública, com um jantar em Pinhel (Guarda) com a estrutura no distrito.

Nesta primeira fase - haverá mais do que uma volta pelo país -, as ações de campanha de Santana Lopes irão alternar entre reuniões de trabalho, mais restritas, com quem coordena a candidatura em cada distrito (dirigentes locais, autarcas) e as sessões de esclarecimento, abertas a todos os militantes, a primeira das quais acontecerá já no sábado em Valongo (Porto). No domingo, o antigo primeiro-ministro voltará ao modelo da reunião de trabalho, com a estrutura da campanha em Beja.

Nos últimos dias, ambos os candidatos têm somado apoios: segundo noticiou o Diário de Notícias, Santana Lopes contou com a manifestação de apoio do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do governo de Durão Barroso António Martins da Cruz, bem como do ex-secretários de Estado Jorge Barreto Xavier e Rosário Águas.

Já Rui Rio teve como apoios públicos mais recentes os ex-ministros Mira Amaral e Silva Peneda, e os ex-secretários de Estado Luís Todo Bom e Luís Alves Monteiro.

O PSD escolherá o seu próximo presidente em 13 de janeiro em eleições diretas, com Congresso em Lisboa entre 16 e 18 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório