Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Maioria dos membros da concelhia de Almodôvar do PSD renuncia aos cargos

A "maioria" dos membros da concelhia de Almodôvar do PSD renunciou aos cargos devido à "ingerência" da distrital de Beja e que levou aos "catastróficos" resultados do partido no concelho, nas autárquicas deste ano.

Maioria dos membros da concelhia de Almodôvar do PSD renuncia aos cargos
Notícias ao Minuto

12:21 - 24/10/17 por Lusa

Política Comunicado

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, Fernando Palma, já na qualidade de ex-presidente da concelhia, refere que a "maioria" dos membros, na qual se inclui, renunciou, "de forma livre, expressa e irrevogável", a todos os cargos no órgão, numa carta enviada ao presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Segundo Fernando Palma, a demissão dos membros surge após o que consideram a "lamentável ingerência" da distrital de Beja "em matérias, que, segundo os estatutos do partido, apenas competem" à concelhia de Almodôvar.

Em causa está a "ingerência" da distrital no processo de escolha e aprovação da lista de candidatados do PSD à Câmara de Almodôvar, a qual "contribuiu, grandemente, para os catastróficos resultados obtidos" pelo partido no concelho e que são da "exclusiva responsabilidade" da distrital.

"A esta atitude de ingerência seguiram-se outras, designadamente de imposição e confronto", as quais culminaram com a distrital de Beja e retirar a confiança política à concelhia de Almodôvar, refere.

Segundo Fernando Palma, "a ausência de respostas/intervenções por parte de alguns órgãos nacionais [do PSD], entretanto solicitadas, conduziu a uma situação de prepotência por parte da distrital, que está a provocar a destruição do partido" no concelho de Almodôvar.

Fernando Palma, que tinha sido eleito presidente da concelhia em dezembro de 2016, indica ainda que está "em marcha um processo de desfiliação, que irá levar à saída de várias dezenas de militantes" do PSD, incluindo ele próprio.

A Lusa contactou o presidente da distrital de Beja do PSD, João Guerreiro, para obter um comentário, mas as várias tentativas revelaram-se infrutíferas.

Num comunicado enviado à Lusa, em junho último, a concelhia tinha acusado a distrital de ter resolvido, "de forma abusiva e em flagrante violação dos estatutos" do partido, "não apreciar" a lista de candidatados do PSD ao município aprovada pela concelhia.

Por isso, a concelhia pediu à Comissão Política Nacional para propor ao Conselho de Jurisdição Nacional do PSD a "dissolução" da distrital de Beja "por manifesta violação" dos estatutos do partido.

Segundo o órgão, a distrital não apreciou a lista que tinha sido aprovada pela concelhia e, em contrapartida, aprovou outra, a qual acabou por ser a aprovada pela comissão política nacional.

Nas autárquicas de 01 de outubro, a lista de candidatos do PSD à Câmara de Almodôvar, encabeçada pelo antigo autarca António Sebastião, que liderou o município entre 2011 e 2013 sempre eleito pelo partido, obteve 27,21% dos votos e elegeu um vereador.

A Câmara de Almodôvar é presidida pelo socialista António Bota, que, no dia 01 deste mês, foi reeleito para um segundo mandato com 66,02% dos votos, mais 30,90 pontos percentuais do que nas anteriores autárquicas, em 2013, dispõe de maioria absoluta e lidera um executivo composto por quatro eleitos pelo PS e um pelo PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório