Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Costa? "Em dois momentos difíceis não se viu capacidade de liderança"

Marques Mendes considera que o primeiro-ministro não revelou "capacidade de liderança" nesta situação. Já Marcelo teve o seu momento "mais marcante".

Costa? "Em dois momentos difíceis não se viu capacidade de liderança"
Notícias ao Minuto

22:45 - 22/10/17 por Fábio Nunes

Política Marques Mendes

O país ainda está a recuperar dos trágicos incêndios da semana passada. Um processo que na opinião de Marques Mendes "não vai ser fácil e não vai ser rápido".

No entanto, o comentador destacou "uma iniciativa que já está no terreno e que penso que é muito importante. É este roteiro do Presidente que visita os municípios afetados. Antes da parte política, há a parte moral das pessoas. Antes de reconstruirmos casas, empresas, temos de reconstruir a moral das pessoas", afirmou Marques Mendes no seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias.

Para Marques Mendes, este foi mesmo o momento "mais marcante de Marcelo Rebelo de Sousa". O antigo líder do PSD disse que o Presidente mostrou que "não está lá para fazer de Rainha de Inglaterra" e que tem uma "outra faceta menos conhecida, de um político com coragem e com capacidade de fazer ruturas".

"O país precisa de um Presidente da República nesta linha, como fiel da balança", afirmou Marques Mendes.

Mas se sobraram elogios para a atuação de Marcelo Rebelo de Sousa, não os houve para António Costa.

"António Costa teve aqui o seu momento mais difícil, mais crítico na sua vida política", referiu o comentador, acrescentando que "os líderes vêem-se nos momentos difíceis e em dois momentos difíceis não se viu capacidade de liderança, de direção e de comando do primeiro-ministro. Esta vai ser uma marca que o vai afetar profundamente".

De seguida apontou as falhas do líder do Governo.

"Primeiro António Costa falhou na minha opinião pelo seu feitio. António Costa tende sempre a desvalorizar as questões. Perante um problema empurra com a barriga, desvaloriza, adia. E depois paga a fatura, como agora pagou. Segundo, acho que há um deslumbramento. Com os resultados da economia, com os elogios de Bruxelas, com as sondagens, mais recentemente com a vitória nas autárquicas. Um político quando cai neste deslumbramento descola da realidade. Depois porque ignorou os avisos do Presidente da República, que anda há quatro meses a fazer avisos. Desde logo em termos públicos. Ignorou-os e isso foi-lhe fatal", disse.

Marques Mendes destacou ainda que as declarações de António Costa ao país foram frias. "Quando falou não esteve bem. Demonstrou insensibilidade social. Parecia que no lugar do coração tinha uma pedra. Eu sei que ele não é assim, mas pareceu".

Mas o comentador afasta a ideia de que o primeiro-ministro está politicamente acabado. "Nem oito nem oitenta", realçou Marques Mendes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório