Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSD: eleição para conselho das secretas não prestigia o parlamento

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, considerou hoje que o resultado da eleição para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República (CFSIRP) é incompreensível e não prestigia o parlamento.

PSD: eleição para conselho das secretas não prestigia o parlamento
Notícias ao Minuto

21:07 - 20/10/17 por Lusa

Política Hugo Soares

"É incompreensível que esta situação tenha acontecido, e digo mesmo, assumindo essa responsabilidade, que esse resultado não prestigia o parlamento", referiu Hugo Soares, em Tondela.

Abílio Morgado falhou hoje a eleição para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República (CFSIRP), obtendo 132 votos dos deputados, menos nove do que os dois terços necessários.

O nome de Abílio Morgado foi indicado pelo PSD e contava com o acordo do PS, de acordo com um comunicado conjunto divulgado na semana passada pelas direções dos grupos parlamentares dos dois partidos.

Esta é a segunda vez que o nome proposto pelo PSD para o CFSIRP não obtém os dois terços dos votos necessários, depois de uma tentativa falhada dos sociais-democratas de eleger para o cargo a deputada e vice-presidente do partido Teresa Morais. No entanto, nessa ocasião Teresa Morais não contava com o apoio da direção da bancada do PS.

À entrada para uma reunião com os presidentes de Câmara de zonas afetadas pelos incêndios, que decorreu em Tondela, Hugo Soares apontou que este resultado tem "uma parte muito significativa de incompreensão de todos".

"Houve um acordo entre PS e PSD para subscrever estas candidaturas, houve audições feitas nas comissões respetivas, em que os candidatos estiveram a demonstrar as suas aptidões para o exercício das funções. E não foram questionados, por nenhum partido, sobre o menor gabarito ou menor competência para o exercício daquelas funções", acrescentou.

O líder parlamentar do PSD informou que será feita uma reflexão sobre este assunto, para além de conversarem com o PS, de forma a que possam resolver rapidamente este assunto.

Hugo Soares aproveitou ainda para se congratular com a eleição da nova Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral.

"O PSD tem muito orgulho por, nos últimos quatro anos, ter podido no governo nomear a primeira Procuradora-Geral da República mulher, a primeira presidente da Assembleia da República mulher e hoje a primeira Provedora da Justiça mulher", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório