Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

O quem é quem dos secretários de Estado

Os novos elementos do Executivo de António Costa tomarão posse este sábado, pelas 9h30, no Palácio de Belém. O Notícias ao Minuto desvenda um pouco dos seus percursos académicos e profissionais.

O quem é quem dos secretários de Estado
Notícias ao Minuto

20:08 - 20/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Nomeação

Já são conhecidos os nomes dos novos membros do Executivo e o Notícias ao Minuto desvenda um pouco dos seus percursos académicos e profissionais. 

Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro - Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

Nascida em Coimbra, Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro tem 45 anos e é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo realizado posteriormente o mestrado em Famílias e Sistemas Sociais no Instituto Miguel Torga e o doutoramento em Sociologia do Estado, Direito e Administração na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

É docente no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, e desenvolve também a atividade de investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, nomeadamente no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades.

Simultaneamente, Rosa Lopes Monteiro é perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, tendo sido reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género.

Do seu percurso destaca-se ainda o facto de ter sido vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015 e de ter integrado as equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade, designadamente, o II.º e o III.º Planos Nacionais para a Igualdade, e a integração da perspetiva da Igualdade de Género nos Fundos Estruturais no anterior quadro comunitário.

Para além disso, desempenhou também o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017 e foi também técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017.

 Maria Isabel Solnado Porto Oneto - Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna

Maria Isabel Solnado Porto Oneto nasceu em Lisboa em 1959. Tem 58 anos e é licenciada em Direito e mestre em Ciências Jurídico-Criminais.

Ao longo do seu percurso profissional foi docente de Direito na Universidade Lusófona do Porto e, desde novembro de 2015, desempenhou funções como secretária de Estado adjunta e da Administração Interna.

Foi também deputada à Assembleia da República entre 2009 e 2015, onde integrou a Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Exerceu ainda a função de governadora civil do Porto e foi vereadora na Câmara Municipal do Porto.

José Artur Tavares Neves - Secretário de Estado da Proteção Civil

José Artur Tavares Neves tem 54 anos e é originário de Arouca. Licenciou-se em Engenharia Técnica Civil e pertenceu aos quadros superiores da Brisa Auto-Estradas de Portugal, onde esteve ligado aos projetos de construção de algumas das principais obras rodoviárias do país – A1, CREL e A2.

Em 1998 assumiu o cargo de diretor de Construção na Auto-Estradas do Atlântico SA e passados dois anos começou a exercer o cargo de gestor de contratos no Grupo Cerejo dos Santos SGPS.

Em paralelo com a atividade profissional, foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Alvarenga e uma das suas obras mais importantes foi a requalificação do centro histórico de Alvarenga. Foi também presidente da Câmara Municipal de Arouca de 2005 a 2017.

Carlos Manuel Soares Miguel - Secretário de Estado das Autarquias Locais

Nasceu em Torres Vedras em 1957 e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Para além de ter exercido advocacia foi presidente da Assembleia Municipal, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal, foi presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste, e integrou o grupo consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG) do Alto Comissariado para as Migrações. Foi secretário de Estado das Autarquias Locais do XXI Governo Constitucional de novembro 2015 a outubro de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório