Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco pede apoio urgente para as pessoas afetadas pelos fogos

Catarina Martins visitou Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro.

Bloco pede apoio urgente para as pessoas afetadas pelos fogos
Notícias ao Minuto

17:52 - 20/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins esteve esta tarde de visita a uma fábrica que ficou completamente destruída durante os incêndios deste fim de semana em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro.

"Não podemos apagar o que aconteceu no domingo e na segunda-feira", disse, relembrando que "ardeu 80% do concelho, temos problema da floresta que ardeu, das casas que foram afetadas e o problema do empregos".

Catarina Martins sublinhou que é preciso acudir agora "ao problema social, às pessoas que não têm casa, que têm de comer, temos de repor a luz, a água, que ainda faltam repor em muitos sítios aqui no concelho", reforçando que "é urgente repor e ir a todos os sítios para ter a certeza de que não há ninguém isolado".

Para a coordenadora do Bloco é ainda importante evitar uma "desgraça em cima de outra", "é preciso olhar para este país ardido e compreender as questões de segurança que ele levanta, com a cinza, com as árvores queimadas, com as chuvas que agora começam".

Mas, para que tudo isso funcione, é necessário repor a capacidade produtiva do país, diz Catarina Martins, deixando um apelo: é "importantíssimo ter já a resposta pelo emprego, ter apoios sociais e isso não pode esperar pelo Orçamento de Estado em Janeiro".

O incêndio que lavrou em Castelo de Paiva deixou desalojadas 14 famílias, cujas casas foram consumidas pelas chamas e destruiu cerca de 80% da floresta do concelho. Segundo a autarquia, o fogo destruiu ainda várias empresas e explorações agrícolas responsáveis por cerca de 200 postos de trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório