Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Conferência de líderes agenda hoje moção de censura do CDS-PP

O parlamento agenda hoje, ao fim da tarde, o dia em que será debatida na próxima semana a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP.

Conferência de líderes agenda hoje moção de censura do CDS-PP
Notícias ao Minuto

16:23 - 19/10/17 por Lusa

Política AR/Censura

Fonte do gabinete do presidente da Assembleia da República disse à agência Lusa que Ferro Rodrigues convocou para hoje uma conferência de lideres extraordinária para discutir o calendário do debate.

A reunião tem como hora indicativa as 17h30 e realiza-se depois do plenário.

O texto do CDS-PP deu entrada hoje à tarde na mesa da Assembleia e, segundo o regimento, "o debate inicia-se no terceiro dia parlamentar subsequente à apresentação da moção de censura, não pode exceder três dias".

O debate e votação da moção de censura ao Governo deve, assim, realizar-se na próxima semana.

O CDS-PP defendeu hoje que "o Governo falhou, não corrigiu o seu comportamento em tempo, e voltou a falhar" nos incêndios de Pedrógão Grande e do passado fim de semana, na região centro, que provocaram mais de cem mortos.

Na apresentação da moção de censura ao Governo, em conferência de imprensa no parlamento, o CDS-PP considerou que "atendendo à grelha de valores e princípios que coloca a proteção da vida dos cidadãos acima de qualquer outra prioridade do Estado" o partido entende que "o Governo falhou, não corrigiu o seu comportamento em tempo, e voltou a falhar".

Na moção, que tem por título 'Pelas falhas do Governo nos incêndios trágicos de 2017', o CDS-PP refere que "as medidas anunciadas para o médio e longo prazo não justificam a omissão no curto prazo" e que, no período entre as duas tragédias, "o primeiro-ministro não se mostrou disponível para assumir as responsabilidades políticas" já contidas no relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório