Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Os incêndios queimaram a ministra e o fogo chegou ao Governo"

O fundador do Clube dos Pensadores (CdP), Joaquim Jorge, considera que os incêndios são o resultado de erros de sucessivos governos.

"Os incêndios queimaram a ministra e o fogo chegou ao Governo"
Notícias ao Minuto

18:27 - 18/10/17 por Andrea Pinto

Política Joaquim Jorge

No rescaldo dos incêndios que, no passado domingo, mataram mais de 40 pessoas, e da demissão de Constança Urbano de Sousa, Joaquim Jorge resume o que se passou numa frase: “Os incêndios queimaram a ministra da Administração Interna e o fogo chegou ao governo de António Costa". 

Para o biólogo e fundador do CdP, a culpa dos incêndios “não é só do eucalipto [pois] os montes ardem onde há eucaliptos e onde não os há”. Por isto, considera que “não há leis nem varinhas mágicas para acabar com este flagelo. É necessário um labor constante e apostar fortemente na prevenção”.

Na opinião do fundador do CdP é necessária uma “prevenção eficaz”, que consiste na “consciencialização social, na criação de códigos de construção em áreas propensas a incêndios, construção de habitações com materiais resistentes a chamas (...), cuidado e planificação social , limpeza periódica, introdução de franjas delimitadoras, realização de queimadas preventivas durante períodos de baixo risco de incêndio, medidas legislativas  para prevenir que existam pessoas ou empresas que possam beneficiar dos incêndios e reforçar a perseguição policial e judicial dos incendiários”.

“O Estado falhou e a Protecção Civil também. Todavia a culpa é de todos os governos que passaram pela nossa República em que teve ministros do PS, PSD e CDS. Que pouco ou nada fizeram para evitar esta catástrofe”, afirma, considerando que o despedimento de Constança Urbano de Sousa não irá "resolver o problema de fundo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório