Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Costa diz que "o trabalho não acabou quando as chamas se apagaram"

O primeiro-ministro afirma que é preciso "cuidar dos feridos" e "assegurar recuperação" dos territórios afetados pelos incêndios. Acrescenta que medidas concretas serão conhecidas depois do Conselho de Ministros do próximo sábado.

Costa diz que "o trabalho não acabou quando as chamas se apagaram"
Notícias ao Minuto

12:25 - 17/10/17 por Fábio Nunes

Política Declarações

António Costa esteve esta terça-feira de manhã no Hospital de Coimbra, onde visitou algumas das vítimas dos incêndios que assolaram o país nos últimos dias. À saída da unidade hospitalar, acompanhado do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, António Costa disse aos jornalistas que o "trabalho não acabou quando chamas se apagaram".

"Ao longo dos próximos dias vamos fazer um levantamento dos danos" e é necessário "cuidar dos feridos" e "assegurar a recuperação dos territórios", referiu o primeiro-ministro.

Questionado sobre a falta de medidas concretas depois da tragédia de Pedrógão Grande, António Costa prometeu novidades para depois do Conselho de Ministros do próximo sábado.

"Iremos transformar em medidas concretas o trabalho que foi feito pela Comissão Técnica Independente sobre a tragédia de Pedrógão para refletir sobre o sistema de prevenção de combate aos incêndios".

António Costa rejeita que o que se está a passar este verão esteja relacionado com as mudanças efetuadas na estrutura da Proteção Civil antes do período de verão. "Os relatórios são claros sobre essa matéria. Mais do que problemas conjunturais, nós temos problemas estruturais, não só da nossa floresta mas do nosso sistema de prevenção e de combate. Há que retirar as ilações devidas do estudo que foi feito. Há que passar das palavras aos atos".

O primeiro-ministro referiu que os meios aéreos já estão a ser reforçados. "Ontem já contratámos mais cinco meios aéreos. Foi possível obter o apoio de dois meios aéreos italianos. Não foi possível obter o apoio de meios aéreos espanhóis devido ao que se está a passar lá", disse António Costa, que aproveitou a ocasião para deixar um agradecimento especial.

"Quero agradecer o trabalho extraordinários que os profissionais de saúde têm vindo a realizar ao longo deste verão e principalmente nos últimos dias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório