Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Não foi um azar, mas uma tragédia imensa que temos de travar"

Catarina Martins diz que as prioridades devem ser "acudir às vítimas" ao mesmo tempo que se procura "evitar nova tragédia". Destaca ainda a líder do Bloco de Esquerda que é preciso assumir responsabilidade política.

"Não foi um azar, mas uma tragédia imensa que temos de travar"
Notícias ao Minuto

12:30 - 17/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Catarina Martins

Catarina Martins lamenta as vítimas de mais uma tragédia provocada pelos incêndios que têm desolado o país. Numa publicação na página do Facebook, a líder do Bloco afirma que agora é tempo de "pôr mãos à obra" e de "assumir responsabilidade perante um país em enorme sofrimento".

Catarina Martins lembra que a "responsabilidade é política" e que "o tempo não desculpa tudo e este tempo tem de ser tanto de acudir às vítimas como de evitar nova tragédia". A coordenadora do Bloco de Esquerda afirma que fenómenos como este serão habituais daqui para a frente. "Estamos a viver alterações climáticas que não podemos controlar no tempo das nossas vidas. Mas temos de ser capazes de salvar vidas apesar do tempo", refere.

"Que se repita a tragédia depois de Pedrógão é indesculpável porque o sinal claro de que nada mudou quando nada podia ficar na mesma", realça Catarina Martins, acrescentando que "o mais trágico é talvez saber que já sabemos tudo isto há tanto tempo. Que os especialistas o escreveram e os políticos até o propuseram e votaram. E depois foi-se tudo arrastando em passos tão pequenos que não construíram qualquer caminho".

Para Catarina Martins, a mudança impõe-se. "Agora tem mesmo de mudar tudo. E não basta repetir as palavras. Para isso temos todos de reconhecer que os incêndios florestais são uma emergência nacional. Que o que aconteceu não foi um azar, mas uma tragédia imensa que temos de travar. E dar os passos decididos, rápidos, para alterar toda a estrutura de defesa da floresta e combate aos incêndios".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório