Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Catalunha: “Temo que situação se possa tornar muito mais dramática”

A antiga candidata à Presidência da República falou sobre a situação na Catalunha.

Catalunha: “Temo que situação se possa tornar muito mais dramática”
Notícias ao Minuto

22:38 - 06/10/17 por Pedro Filipe Pina

Política Marisa Matias

Depois de um referendo marcado por cargas policiais para apreender urnas, a tensão entre a Catalunha e o restante estado espanhol adensa-se.

Esta semana, há empresas a mudar a sede de Barcelona para outras cidades espanholas, beneficiando para tal de um decreto-lei introduzido por Madrid.

Esta noite, num espaço de comentário telejornal da TVI 24, Marisa Matias admitiu que, neste momento, “está-se a criar uma tensão enorme entre as duas partes”, algo que, teme, “se possa tornar numa situação muito mais dramática do que a que estamos a ver agora”.

“Entre todas as opções que tinha, [Madrid] escolhe cargas policiais, avanços de militares, mudanças de lei para facilitar saídas de empresas” e “está a cavar cada vez mais fundo uma tensão que existe cada vez mais entre a Catalunha e o restante estado espanhol”.

A eurodeputada bloquista realça ainda que “defender a liberdade de os povos se manifestarem não é o mesmo que dizer que o referendo foi vinculativo”.

Ainda assim, deixou o alerta em forma de dúvida: “sinceramente, não percebo como é que é possível num estado democrático assistirmos a este nível de violência, e não estou aqui a discutir se é constitucional ou não o referendo, é a forma como se está a lidar com isso”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório