Novo líder do PSD terá que ter perfil "para lidar com Governo populista"

Marco António Costa garante que, até ao momento, não há nenhum candidato assumido na corrida à liderança do PSD.

Marco António Costa

© Global Imagens

Melissa Lopes
04/10/2017 23:30 ‧ 04/10/2017 por Melissa Lopes

Política

Marco António Costa

Marco António Costa, vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), comentou esta quarta-feira o futuro da liderança do seu partido. "É uma disputa que ainda não tem candidatos assumidos. Até ao momento, não há nenhum candidato assumido", garantiu na antena da SIC Notícias.

O vice do PSD, que com a não recandidatura de Passos também volta a ser militante de base, aproveitou para mandar uma farpa à Geringonça, quando questionado sobre que perfil terá de ter o substituto de Pedro Passos Coelho.

"Terá de ter um perfil adequado a lidar com um Governo altamente populista". Um Executivo que, na opinião do social-democrata, "exerce o poder de uma forma bastante compressora da oposição, nomeadamente através do auxílio que recebe do PCP e do BE, PEV e do PAN que, no Parlamento fazem coro com o Governo". Interrogado se, com a sua resposta estaria a excluir da lista Rui Rio, Marco António Costa frisou que não exclui ninguém.

"Julgo que os nomes que andam na praça pública são tudo pessoas altamente habilitadas e competentes para serem presidentes do PSD", disse, passando a elogiar Luís Montenegro, que "exerceu de forma particularmente competente as funções de líder parlamentar, travou combates muito importantes na Assembleia da República".

Os elogios incidiram também sobre o "dr. Paulo Rangel", cujas qualidades passam pela "competência indiscutível" e o "reconhecimento externo". Além disso, sustentou, "disputou eleições internas com Pedro Passos Coelho e manteve sempre um comportamento irrepreensível, nunca causou nenhum transtorno ao trabalho do partido e dos governos do PSD".

Quanto a Rui Rio? "É uma personalidade reconhecida", afirmou, completando: "Vamos aguardar quem é que efetivamente se apresenta". De uma coisa está Marco António Costa certo. "Não farei aquilo que, em algumas circunstâncias, aconteceu com Passos. Algumas pessoas aproveitarem o plateaux das televisões para desferirem ataques ao líder do partido".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas