Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Novo líder do PSD terá que ter perfil "para lidar com Governo populista"

Marco António Costa garante que, até ao momento, não há nenhum candidato assumido na corrida à liderança do PSD.

Novo líder do PSD terá que ter perfil "para lidar com Governo populista"
Notícias ao Minuto

23:30 - 04/10/17 por Melissa Lopes

Política Marco António Costa

Marco António Costa, vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), comentou esta quarta-feira o futuro da liderança do seu partido. "É uma disputa que ainda não tem candidatos assumidos. Até ao momento, não há nenhum candidato assumido", garantiu na antena da SIC Notícias.

O vice do PSD, que com a não recandidatura de Passos também volta a ser militante de base, aproveitou para mandar uma farpa à Geringonça, quando questionado sobre que perfil terá de ter o substituto de Pedro Passos Coelho.

"Terá de ter um perfil adequado a lidar com um Governo altamente populista". Um Executivo que, na opinião do social-democrata, "exerce o poder de uma forma bastante compressora da oposição, nomeadamente através do auxílio que recebe do PCP e do BE, PEV e do PAN que, no Parlamento fazem coro com o Governo". Interrogado se, com a sua resposta estaria a excluir da lista Rui Rio, Marco António Costa frisou que não exclui ninguém.

"Julgo que os nomes que andam na praça pública são tudo pessoas altamente habilitadas e competentes para serem presidentes do PSD", disse, passando a elogiar Luís Montenegro, que "exerceu de forma particularmente competente as funções de líder parlamentar, travou combates muito importantes na Assembleia da República".

Os elogios incidiram também sobre o "dr. Paulo Rangel", cujas qualidades passam pela "competência indiscutível" e o "reconhecimento externo". Além disso, sustentou, "disputou eleições internas com Pedro Passos Coelho e manteve sempre um comportamento irrepreensível, nunca causou nenhum transtorno ao trabalho do partido e dos governos do PSD".

Quanto a Rui Rio? "É uma personalidade reconhecida", afirmou, completando: "Vamos aguardar quem é que efetivamente se apresenta". De uma coisa está Marco António Costa certo. "Não farei aquilo que, em algumas circunstâncias, aconteceu com Passos. Algumas pessoas aproveitarem o plateaux das televisões para desferirem ataques ao líder do partido".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório