Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

"Quem optar por uma rutura com legado de Passos cometerá um erro crasso"

O líder da bancada parlamentar do PSD elogiou, de forma veemente, o ainda líder do PSD, Pedro Passos Coelho, e considera que o partido não deve mudar o rumo dos últimos anos. Entre Rui Rio e Paulo Rangel, a preferência de Hugo Soares parece recair sobre este último.

"Quem optar por uma rutura com legado de Passos cometerá um erro crasso"
Notícias ao Minuto

22:25 - 04/10/17 por Pedro Bastos Reis

Política Hugo Soares

Hugo Soares abordou esta quarta-feira o futuro do PSD. Em entrevista à SIC Notícias, o líder da bancada parlamentar afirmou que “o PSD não precisa de mudar” e mostrou algumas reservas relativamente ao avanço de Rui Rio, apesar de não o dizer ‘preto no branco’.

Sem demonstrar uma clara preferência relativamente à futura liderança do partido, Hugo Soares, que garantiu que não é um dos candidatos, deixou palavras particularmente elogiosas ao eurodeputado Paulo Rangel, "um dos quadros com que o PSD conta para o futuro” e que é também “um dos protagonistas desta disputa eleitoral”.

Sobre Rui Rio, cuja candidatura está praticamente dada como adquirida, o líder da bancada social-democrata preferiu ser ponderado, apesar de reconhecer que o ex-presidente da Câmara Municipal do Porto anda a tentar chegar à liderança do partido há algum tempo. “Não sei se o doutor Rui Rio avança, ainda não anunciou a candidatura. Parece-me que se tem vindo a preparar, de um tempo a esta parte, para o exercício dessas funções”, referiu.

A avançar a candidatura de Rio, Hugo Soares não parece muito entusiasmado com a ideia, uma vez que, na sua opinião, o partido regressaria ao passado. “Confesso que, olhando para o que tem sido a primeira impressão, Rui Rio traz aquilo que o PSD no passado teve”.

Numa entrevista pautada por rasgados elogios a Passos Coelho, o líder 'laranja' considerou que o PSD “não precisa de mudar”, mas sim de “credibilizar a sua mensagem política, de reforçar a sua mensagem política, e de corresponder aos anseios das populações”.

Considerou ainda que é importante que o PSD consiga recuperar o eleitorado perdido, nomeadamente os pensionistas, e afirmou que isso só não acontece por “dificuldade de comunicação”, uma vez que, segundo o próprio, existe uma perceção por parte da sociedade de que a austeridade está diretamente relacionada com as políticas do anterior governo, liderado por Passos Coelho, que, para o líder da bancada do PSD, foi “um dos melhores primeiro-ministros da história democrática de Portugal”.

Por esse motivo, considera que o futuro líder dos sociais-democratas não deve romper com a passado. “Quem suceder a Pedro Passos Coelho e entender que deve ter uma rutura com aquilo que é o seu legado está a cometer um erro crasso, está a perder o eleitorado que deu uma vitória eleitoral ao PSD. Ganhámos as últimas eleições legislativas com o legado de Passos Coelho”.

Não existindo ainda, oficialmente, candidatos ao lugar de Passos Coelho, entre Rui Rio e Paulo Rangel a escolha de Hugo Soares parece recair sobre este último, apesar de considerar que ambos terem condições o cargo.

O Paulo Rangel e o Rui Rio são dois militantes do PSD que eu considera que têm as condições necessárias para se puderem apresentar ao eleitorado interno do PSD”, sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório