Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

El Pais: As "pragas" que Passos anunciou e Costa, "esperança" socialista

Jornal espanhol deu conta do anúncio de saída de Passos e recordou Portugal enquanto país político desde as "históricas" eleições legislativas de 2015.

El Pais: As "pragas" que Passos anunciou e Costa, "esperança" socialista
Notícias ao Minuto

11:50 - 04/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Imprensa

Em Espanha foi também notícia o anúncio de Passos Coelho, que numa declaração na última terça-feira revelou que não se vai recandidatar, abrindo assim caminho a uma nova liderança no PSD.

Para o espanhol El Pais, as autárquicas, que marcaram uma derrota histórica para o PSD, com um resultado que o próprio Passos Coelho descreveu como "pesado", poderiam não ter sido tão importantes para esta saída. Isto se "os dois anos na oposição não tivessem minado o seu [de Passos Coelho] crédito e o do partido, com um discurso agoirento contra o PS, anunciando todas as pragas sobre Portugal enquanto os dados económicos e sociais o contrariavam".

Passos Coelho, escreve o El Pais, foi ainda confrontado com o "êxito" da chamada geringonça, algo que as sondagens davam já a entender.

O texto que o jornal espanhol publica termina ainda com uma referência ao que se passou desde que a coligação PSD/CDS conseguiu ser a mais votada, nas legislativas de 2015, sem que tal tenha permitido maioria parlamentar que suportasse um governo.

"Dois anos após aquelas históricas eleições legislativas, o vencedor demite-se e o derrotado é visto como a última esperança europeia de socialismo", lê-se no El Pais, que recentemente publicara já um artigo sobre as descidas da 'família europeia', em que Portugal se assumiu como a "exceção".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório