Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Jornais espanhóis destacam reforço socialista em Portugal

Os jornais espanhóis destacam hoje o "reforço do poder" dos socialistas em Portugal, que consideram ser uma "exceção" num cenário de "declive geral" da social-democracia em toda a Europa.

Jornais espanhóis destacam reforço socialista em Portugal
Notícias ao Minuto

08:59 - 03/10/17 por Lusa

Política Autárquicas

O referendo de domingo na Catalunha e o anúncio tardio dos resultados em Portugal fizeram com que parte da imprensa espanhola só hoje desse destaque às autárquicas portuguesas nas suas páginas interiores dedicadas ao noticiário internacional.

"O PS reforça o seu poder nas autárquicas em Portugal", titula o El País, explicando que foi "o melhor resultado" da história dos socialistas em autárquicas, com uma subida à custa da descida "do seu parceiro" no Governo, o PCP, e da "oposição conservadora", o PSD.

O correspondente em Lisboa do jornal considera que "o líder socialista, António Costa, conseguiu, com um executivo de esquerda, melhorar a situação económica e ganhar eleitores em ambos os lados do espetro político".

Por seu lado, a correspondente em Bruxelas recorda que Portugal é "a exceção ao declínio geral da social-democracia" em toda a Europa e que, depois das "duras derrotas" na Alemanha e em França, a Itália vai agora ser "posta à prova".

O El Mundo afirma que "a direita lusa regista os piores resultados da sua história em eleições autárquicas" e que "na segunda-feira Portugal amanheceu firmemente nas mãos do PS" do primeiro-ministro António Costa.

O diário explica que, em termos globais, o PSD registou um resultado pior do que o conseguido há quatro anos, quando os eleitores castigaram este partido pela sua "duríssima política de austeridade".

"Porque é que o socialismo triunfa e melhora em Portugal?", interroga-se o ABC no título, esclarecendo logo de seguida que, "num país sem chantagens nacionalistas, António Costa soube resgatar o partido do buraco em que José Sócrates o tinha conduzido".

O jornalista considera que, enquanto o socialismo "cede terreno" em quase toda a Europa - com o aparecimento à sua esquerda dos populistas como Tsipras (chefe do Governo grego) ou Pablo Iglesias (dirigente do partido espanhol de extrema-esquerda Podemos) e a ascensão das opções centristas do estilo de Emmanuel Macron (Presidente francês) ou Albert Rivera (líder de um jovem partido espanhol, o Ciudadanos) -, em Portugal desfruta de uma "doce" vitória.

O La Razon faz um apanhado das agências internacionais e também titula "O PS de Portugal impõe-se", referindo o aumento da percentagem nacional do partido e um forte apoio ao primeiro-ministro, António Costa.

"Desde a sua chegada ao poder, Costa construiu uma economia cada vez mais sólida em Portugal, depois da crise financeira que o país sofreu em 2011-2014", acrescenta o jornal.

O jornal nacional com sede em Barcelona La Vanguardia vai ainda mais longe e refere em título "O português Costa confirma-se como a esperança do socialismo europeu", considerando que o PS "absorve o seu parceiro comunista e consegue, pela primeira vez, a maioria das autarquias".

"O atingido Passos pondera abandonar a liderança de um PSD afundado e marginal em Lisboa e no Porto", informa ainda o jornal em subtítulo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório