Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Maiorias absolutas estimulam tiques autoritários. Tão cedo não esperava"

Deputado do Bloco de Esquerda não concorda com o facto de a Câmara Municipal do Porto ter anunciado o presidente da sua Assembleia Municipal, sem que tenha havido uma maioria a apoiar o nome apresentado.

"Maiorias absolutas estimulam tiques autoritários. Tão cedo não esperava"
Notícias ao Minuto

10:40 - 03/10/17 por Andrea Pinto

Política José Soeiro

José Soeiro considera que a vitória de Rui Moreira, no Porto, está já a dar azo a "maus indícios". Em causa está o anúncio do novo presidente da Assembleia Municipal da cidade sem que, no entanto, tenha havido já uma maioria a apoiar o nome do candidato.

"Rui Moreira teve maioria absoluta na Câmara, o que significa que poderá tomar decisões sem dialogar com as outras forças ali representadas, mas não teve maioria na Assembleia Municipal", começa por escrever o bloquista na sua página de Facebook.

José Soeiro salienta a eleição do presidente da Assembleia está depende da aprovação de uma maioria, sendo que até ao momento essa está ainda "indeterminada".

"Acontece que o site da Câmara já anuncia Miguel Pereira Leite como presidente da Assembleia! Antes da decisão (o que já seria no mínimo deselegante) e sem sequer haver uma maioria garantida nesse sentido", atira, para depois concluir:

"As maiorias absolutas costumam ter o problema de estimularem a ausência de diálogo e tiques autoritários. Mas que eles acontecessem tão cedo não se esperaria. É um mau indício para os tempos que se seguem".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório