Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Fernando Medina perde maioria em Lisboa. Moreira conquista-a no Porto

O socialista Fernando Medina foi eleito no domingo presidente da Câmara de Lisboa com 42,02% dos votos, pelo que o PS perdeu a maioria absoluta na capital, ficando com menos três vereadores do que em 2013.

Fernando Medina perde maioria em Lisboa. Moreira conquista-a no Porto
Notícias ao Minuto

06:07 - 02/10/17 por Lusa

Política Autárquicas

Em 2013, a candidatura do PS à Câmara de Lisboa, na altura encabeçada pelo agora primeiro-ministro António Costa, conseguiu eleger 11 mandatos.

Segundo os resultados oficiais divulgados hoje pelo Ministério da Administração Interna, o CDS-PP conseguiu quatro vereadores, com 20,57% dos votos (mais três do que nas autárquicas anteriores); o PSD obteve dois (perde um), com 11,23%; a CDU dois (mantém), com 9,56%; e o Bloco de Esquerda, com 7,13%, conseguiu um mandato.

E pela Invicta?

Em sentido contrário, Rui Moreira venceu a Câmara do Porto com maioria absoluta (44,46%), mas com minoria na Assembleia.

Com este resultado, Moreira conquistou sete mandatos. O PS alcançou quatro mandatos, o PSD/PPM um mandato, assim como a CDU. Moreira ficou, contudo, em minoria na Assembleia. 

Contabilizando os presidentes das Juntas de Freguesia (Campanhã manteve-se do PS e Paranhos do PSD), a AM do Porto, cujo presidente é eleito pelos deputados, passa a ser composta por 21 eleitos pelo movimento independente e 25 eleitos das restantes forças políticas (PS, PSD, CDU e BE e o estreante PAN).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório