Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Parceria entre Pizarro e Moreira? "Dependerá da Câmara e dos autarcas"

António Costa está no Porto, para o último dia de campanha autárquica, esteve durante a tarde em Lisboa.

Parceria entre Pizarro e Moreira? "Dependerá da Câmara e dos autarcas"
Notícias ao Minuto

22:00 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política António Costa

António Costa, em campanha pelo Partido Socialista, no Porto, falou sobre o "grande candidato com provas realizadas" que o PS apresentou à Câmara do Porto e da esperança que tinha de que "o Porto o reconheça como futuro presidente da Câmara".

Questionado pela SIC sobre uma possível parceria entre Manuel Pizarro e Rui Moreira, caso nenhum obtivesse maioria absoluta, o líder socialista respondeu que "depende da Câmara, depende dos autarcas" e que em cada Câmara Municipal "cada um gerirá isso bem". "Relativamente aos cenários pós-eleitorais, cada um encontra as melhores soluções (...) eu próprio fui autarca oito anos e sei bem qual é a necessidade de encontrarmos soluções".

E, prosseguiu Costa, "da primeira vez que fui presidente da Câmara [de Lisboa] éramos seis em dezassete e não foi isso que impediu a Câmara de ser gerida e de ter depois mais duas vitórias sólidas na Câmara de Lisboa", recordou.

Questionado acerca de uma possível maioria absoluta nas legislativas, Costa frisou "as legislativas são as legislativas" e neste momento o que importa ao líder do Partido Socialista é "o resultado do próximo domingo", pois o objetivo dos socialistas é continuarem a ser "o principal partido autárquico, com mais Câmaras e mais juntas de freguesias".

"Com os bons candidatos que apresentámos e com equipas que eles constituíram, com os programas que apresentámos e com a forma dinâmica como a campanha decorreu tenho boas expetativas para domingo, não escondo que tenho boas expetativas".

Sobre as 149 Câmaras Municipais conquistadas pelo PS durante da liderança de António José Seguro, nas últimas autárquicas, António Costa reconhece ter sido um resultado excelente e que o Partido Socialista nunca tinha tido tantas Câmaras.

"A convicção que tenho é que no final desta campanha eleitoral, provavelmente renovaremos os mandatos em todas elas (...) há sempre surpresas", afirmou.

O líder socialista reconheceu, no entanto "uma dificuldade acrescida" que existe nestas autárquicas, "é que em cerca de um terço do país, o PSD e o CDS apresentam-se coligados" e que por isso "juntos é mais difícil ganhá-los". "Mas tenho uma grande confiança de que as pessoas percebem bem como é importante neste momento decisivo a meio da legislatura, dar força ao Partido Socialista e reconhecer o mérito do trabalho dos autarcas do PS".

Mas para António Costa "aquilo que é decisivo é termos todos consciência de que as eleições não se ganham nas sondagens, ganham-se nas urnas e que é fundamental no domingo ir votar e votar no PS".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório