Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

PS prevê investimento de 100 ME na Coimbra Capital Europeia da Cultura

O candidato do PS à Câmara de Coimbra previu hoje um investimento de 100 milhões de euros para o desafio de tornar a cidade Capital Europeia da Cultura em 2027, com o grosso do valor para produção cultural.

PS prevê investimento de 100 ME na Coimbra Capital Europeia da Cultura
Notícias ao Minuto

12:40 - 29/09/17 por Lusa

Política Manuel Machado

Manuel Machado, presidente da Câmara e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, lembrou que tem havido um progresso muito importante na reabilitação do património edificado em Coimbra, nomeadamente no percurso entre a Alta e Baixa, e explicou que, como a cidade dispõe já de todas as infraestruturas físicas para receber a Capital Europeia da Cultura em 2027, a maioria do investimento será para a estimulação da produção cultural e artística.

À margem de uma caminhada entre a Baixa e a Alta pelo Quebra Costas, Machado disse ainda à agência Lusa estar a preparar, no âmbito de uma autêntica operação integrada de reabilitação da cidade, uma grande intervenção no Largo da Sé Velha, na Praça do Comércio ou no trajeto entre Almedina e a Universidade", depois do trabalho realizado no Terreiro da Erva e na projeção da Via Central.

O socialista, "confiante num bom resultado no domingo para continuar a valorizar Coimbra", referiu ainda que todos os municípios vizinhos que integram a comunidade da Região de Coimbra apoiam a candidatura a Capital Europeia da Cultura, já que toda a região pode ser beneficiada e valorizada com este projeto.

Manuel Machado garantiu igualmente que investirá no próximo mandato no estímulo à atividade empresarial, nomeadamente naqueles investimentos que aliem o turismo, às artes, à produção cultural e tecnologias.

Com a Capital Europeia da Cultura em 2027, Coimbra reforçará, defendeu, a sua "projeção nacional e internacional como uma cidade ímpar", com infraestruturas como a Universidade, o Museu Nacional de Machado de Castro ou o Convento São Francisco.

"O desafio é acolher bem as pessoas e atraí-las para passarem mais tempo em Coimbra", sustentou.

Nas eleições autárquicas de domingo, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório