Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Teixeira Lopes acusa Moreira de "soberba, arrogância e vaidade"

O candidato do BE à Câmara do Porto, João Teixeira Lopes, acusou hoje o independente Rui Moreira de "soberba, arrogância e vaidade" ao ter pedido na quarta-feira uma maioria absoluta nas eleições marcadas para domingo.

Teixeira Lopes acusa Moreira de "soberba, arrogância e vaidade"
Notícias ao Minuto

15:44 - 28/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

"Rui Moreira vem agora pedir de novo uma maioria absoluta. Parecia que lhe tínhamos conseguido dar um banho de humildade e que ele se tinha tornado uma pessoa mais sensata, mais atenta ao chão e àquilo que é a vida comum das pessoas, mas voltou a soberba, voltou a vaidade e voltou a arrogância", afirmou o bloquista.

Para Teixeira Lopes, Moreira "não aguenta fazer o papel de pessoa comprometida com a democracia e com aquilo que deve ser a humildade da vida democrática".

"Por que é que quer uma nova maioria absoluta? Para quê? Para concentrar ainda mais poderes? Para não ser fiscalizado? Para fazer negócios sem que haja a necessária fiscalização e o necessário escrutínio?", questionou, acrescentando que "o seu verniz mais uma vez está a quebrar".

Na reta final da campanha, o candidato mostrou convicção na sua eleição, porque "houve por parte das pessoas o reconhecimento" de que o BE fez "frente a Rui Moreira".

"As pessoas perceberam a necessidade de ter alguém que faça diferente, porque já se percebeu que o PS, com o CDS e com Rui Moreira, não fez a diferença", disse, admitindo que pode beneficiar com o acordo do BE com o Governo.

Segundo o cabeça de lista, "tanto no país como na cidade, o BE mostra que é capaz de ter não só uma voz fiscalizadora e critica como encontrar compromissos e soluções".

"Estamos aqui para, uma vez eleitos, fazermos a máxima fiscalização, darmos conta de todos os atropelos que possam existir à ética e à legalidade, fiscalizando todos os assuntos em que Rui Moreira, quer pelas empresas municipais quer pela concentração de [sete] pelouros, quer escapar", disse.

No âmbito da visita à Fábrica, espaço ocupado por 14 estruturas artísticas, Teixeira Lopes criticou o independente por "encher sempre o peito pelo que fez pela cultura" neste mandato e esquecer-se que "a cultura é mais do que um logótipo, uma placa a dizer 'Porto.', mais do marketing urbano".

São candidatos à Câmara do Porto o independente Rui Moreira, atual presidente e apoiado pelo CDS-PP e MPT, o socialista Manuel Pizarro, Álvaro Almeida, pela coligação PSD/PPM, Ilda Figueiredo, da CDU, João Teixeira Lopes, do BE, Bebiana Cunha, do PAN, Costa Pereira, do PTP, Sandra Martins, do PNR, e Orlando Cruz, do PPV/CDC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório