Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Projeto do PS para Metro traduz-se num "desinvestimento"

O candidato da CDU à Câmara de Lisboa disse hoje que a proposta de Fernando Medina (PS) para a expansão da rede do Metropolitano traduz-se num "desinvestimento", manifestando-se preocupado com os níveis de serviço prestados à cidade.

Projeto do PS para Metro traduz-se num "desinvestimento"
Notícias ao Minuto

15:53 - 26/09/17 por Lusa

Política João Ferreira

"As propostas que a CDU tem defendido para o Metropolitano passam, em primeiro, por repor desde já os níveis de serviço que tínhamos em 2010", afirmou João Ferreira, em declarações aos jornalistas, após um almoço com trabalhadores do Metro de Lisboa.

Relativamente ao plano de expansão da rede do Metropolitano, o candidato da CDU (PCP/PEV) criticou "o enorme erro que constitui a proposta de Fernando Medina de criação de uma linha circular", sublinhando que o Metro de Lisboa "precisa de reforço do serviço que é prestado à população e à cidade, não precisa de desinvestimento".

Na perspetiva de João Ferreira, a criação de uma linha circular no Metropolitano pressupõe a concentração de meios nessa linha, "desinvestindo nas outras linhas que passam a ser periféricas".

"Lisboa não precisa de criar linhas de primeira e linhas de segunda, pelo contrário", reforçou o eurodeputado e também vereador na Câmara de Lisboa, explicando que toda a coroa norte da cidade, nomeadamente as freguesias do Lumiar e de Santa Clara, vai perder as ligações diretas ao centro da cidade por Metropolitano, seja através da Linha Amarela, seja através da Linha Verde, uma vez que tornar-se-á necessário fazer transbordo.

Neste sentido, o candidato da CDU à presidência da Câmara de Lisboa propõe que sejam implementados "planos que estão há muitos anos estudados, ao contrário do que acontece com a linha circular", referindo-se à expansão da Linha Vermelha para zona ocidental da cidade, à ligação entre a Linha Verde e a Linha Azul na zona norte da cidade e ao prolongamento do Metropolitano para zonas onde não existe, nomeadamente a zona ocidental - Alcântara, Ajuda, Belém -- e a zona da Alta de Lisboa.

Lembrando a importância do Metro de Lisboa para o futuro da cidade e de toda a Área Metropolitana, João Ferreira disse que a empresa de transporte público carece "de mais pessoal, de mais equipamento e de investimento, que não aconteceu ao longo destes últimos anos e que é necessário".

Nas eleições de 01 de outubro concorrem em Lisboa Assunção Cristas (CDS-PP/MPT/PPM), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE), Teresa Leal Coelho (PSD), o atual presidente, Fernando Medina (PS), Inês Sousa Real (PAN), Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!), Carlos Teixeira (PDR/JPP), António Arruda (PURP), José Pinto-Coelho (PNR), Amândio Madaleno (PTP) e Luís Júdice (PCTP-MRPP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório