Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Candidato do PSD/PPM acusa Rui Moreira de "falta de transparência"

O cabeça de lista do PSD/PPM à Câmara do Porto, Álvaro Almeida, acusou hoje Rui Moreira, atual presidente da autarquia e candidato independente apoiado pelo CDS-PP e MPT, de "falta de transparência" e "falta de credibilidade".

Candidato do PSD/PPM acusa Rui Moreira de "falta de transparência"
Notícias ao Minuto

18:18 - 20/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

"Eu gostava que a Câmara do Porto tivesse a mesma transparência que tinha no tempo do doutor Rui Rio e que correspondia a esse 26.º lugar [no Índice de Transparência Municipal] de 2013", declarou Álvaro Almeida, durante uma ação de campanha realizada estar tarde junto da Loja do Cidadão, localizada na zona de Campanhã.

Segundo o candidato do PSD/PPM, o Índice de Transparência Municipal (ITM) veio revelar que o Porto estava em 26.º lugar em 2013, caindo para o 141.º lugar em 2016 (-115 lugares na tabela), uma descida que classifica como um "sinal" de que nestes quatro anos do mandato de Rui Moreira houve "perda de transparência".

"A Câmara do Porto tem de ser aberta aos cidadãos. Aberta a vários níveis, aberta em temos de informação que presta, aberta em termos da clareza dos procedimentos, abertos em termos da acessibilidade que os cidadãos têm a contactar com a Câmara (...), há muito para fazer e certamente há muito para melhorar face ao pouco que foi feito nos últimos quatro anos", manifestou, recordando que até há bem pouco tempo "não havia contas publicadas de 2015 e de 2014 na página da Internet da Câmara".

Álvaro Almeida acusou ainda de falta de credibilidade Rui Moreira, por ter feito crer aos munícipes que tinha realizado "90% do programa" a que se tinha proposto há quatro anos.

"Eu acho que os portuenses sabem que quando alguém que promete reabilitar o Bolhão no prazo de um ano, instalar um polo logístico no Matadouro, recuperar o Jardim de São Lázaro, construir uma ciclovia até ao Freixo. Promete isso tudo e acha que cumpriu 90% do programa, os portuenses julgarão se essa pessoa é credível ou não", declarou o cabeça de lista dos sociais-democratas no Porto.

Álvaro Almeida vai mais longe e refere que quem vive no Porto e quem conhece o que se passa com o Bolhão, Matadouro ou na ciclovia, saberá distinguir se é "credível ou não" alguém que considera ter cumprido o programa naquelas áreas.

São candidatos à Câmara do Porto o independente Rui Moreira, apoiado pelo CDS-PP e MPT, o socialista Manuel Pizarro, Álvaro Almeida, pela coligação PSD/PPM, Ilda Figueiredo, da CDU, João Teixeira Lopes, do BE, Bebiana Cunha, do PAN, Costa Pereira, do PTP, Sandra Martins, do PNR e Orlando Cruz, do PPV/CDC.

As eleições autárquicas estão marcadas para 01 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório