Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

CDS lamenta atraso de seis meses na leis sobre supervisão bancária

O CDS lamentou hoje que o parlamento tenha "perdido seis meses" e que agora avancem as alterações à supervisão bancária depois de terem sido divulgadas as propostas de um grupo de trabalho nomeado pelo Governo.

CDS lamenta atraso de seis meses na leis sobre supervisão bancária
Notícias ao Minuto

14:43 - 19/09/17 por Lusa

Política Cecília Meireles

Um dia após a apresentação das ideias do grupo de trabalho, na segunda-feira, e horas antes de um debate, no parlamento, de projetos do PSD sobre o assunto, a deputada do CDS Cecília Meireles lembrou que os projetos dos centristas já foram debatidos em março e "aguardam" na comissão, debate e votação.

"Perderam-se seis meses, mas esperemos que seja desta que se avança", afirmou.

Em declarações aos jornalistas, no parlamento, Cecília Meireles, e numa primeira apreciação das propostas, disse ter dúvidas quanto à necessidade de "mexer na arquitetura do sistema".

"Não por se criarem mais órgãos que os problemas se resolvem", afirmou.

A deputada centrista lembrou que há muito tempo que o CDS concorda com o método de escolha do governador do Banco de Portugal sugerido pelo grupo de trabalho -- "o Governo escolhe, o parlamento ouve e o Presidente da República nomeia".

Para o CDS, esta alteração no método de escolha do governador pode não implicar uma revisão constitucional, nos poderes do Presidente, como chegou a ser proposto pelo PS.

Com as sugestões do grupo de trabalho, presidido pelo ex-ministro da Economia e presidente da CMVM, e o debate de hoje, na Assembleia da República, dos projetos do PSD, estão criadas condições para "se avançar" na supervisão bancária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório