Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Líderes partidários na 'estrada' para o primeiro dia de campanha oficial

Do Minho ao Alentejo, passando pela região do Grande Porto, Oeste e Ribatejo, os líderes dos principais partidos vão passar hoje o primeiro dia da campanha oficial para as eleições autárquicas na 'estrada'.

Líderes partidários na 'estrada' para o primeiro dia de campanha oficial
Notícias ao Minuto

06:33 - 19/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas, que se realizam a 1 de outubro, decorre entre hoje e 29 de setembro e os líderes dos principais partidos vão passar o dia na 'estrada'.

A caravana mais a norte será a do líder do PSD, com Pedro Passos Coelho a arrancar o dia em território 'laranja', com a inauguração da sede de campanha de João Manuel Esteves, que se recandidata a um segundo mandato à frente da Câmara de Arcos de Valdevez, município liderado pelos sociais-democratas desde as primeiras eleições autárquicas de 1976.

Depois dessa ação marcada para o meio da manhã, o líder social-democrata só voltará a ter agenda à noite, com um jantar autárquico em Viana do Castelo, onde o PS soma 24 anos consecutivos de poder.

A coordenadora do BE, Catarina Martins, que vai começar o dia na Maia, na Feira de Pedrouços, tem agendada para a tarde uma iniciativa que juntará os candidatos do partido às câmaras de Vila Nova de Gaia, Renato Soeiro, e do Porto, João Teixeira Lopes, numa arruada com início no Largo Sandman (Vila Nova de Gaia) e final marcado para a zona da Ribeira, na cidade Invicta.

À noite, a coordenadora do BE, partido que em 2013 perdeu a única câmara que liderava (Salvaterra de Magos), irá juntar-se ao candidato do partido a Gondomar, Rui Nóvoa, para um comício.

Pela Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, o dia do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, irá começar com um almoço em Tomar, autarquia liderada pelo PS, que celebrou um acordo no presente mandato autárquico com a CDU. Ao final da tarde, Jerónimo de Sousa seguirá para Santarém, para um encontro com ativistas.

O jantar será em Peniche, câmara CDU, onde Rogério Cação foi o escolhido para liderar a lista da coligação, já que o atual presidente da Câmara, António José Correia, não se pode recandidatar ao cargo por ter completado o limite de mandatos autárquicos e foi escolhido como cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal.

O dia de Jerónimo de Sousa terminará com um comício na Marinha Grande, autarquia liderada pelo PS.

Com o secretário-geral do PS e primeiro-ministro em Nova Iorque, a campanha socialista estará por conta da secretária-geral-adjunta, Ana Catarina Mendes, que escolheu o Alentejo para o primeiro dia de campanha oficial, passando primeiro por Beja e, depois, por Aljustrel.

Se em Aljustrel o objetivo é manter a autarquia nas "mãos" do PS, com o presidente da Câmara, Nelson Brito, a recandidatar-se ao cargo para tentar o terceiro e último mandato consecutivo permitido por lei, em Beja os socialistas vão disputar o 'bastião' comunista do Baixo Alentejo. Desde as primeiras eleições autárquicas de 1976, a Câmara de Beja foi sempre comunista, exceto no mandato entre 2009 e 2013, quando foi liderada pelo PS.

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, que é também a candidata do partido à Câmara de Lisboa, passará o primeiro dia de campanha oficial para as eleições de 01 de outubro, na capital, com iniciativas na zona de Alvalade e uma visita ao Centro Krus Abecassis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório