Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Centeno cita Sérgio Godinho e critica “brilhozinho nos olhos” de Passos

O ministro das Finanças respondeu a Pedro Passos Coelho, que esta segunda-feira acusou Mário Centeno de “habilidadezinha de comunicação” ao anunciar o fim da sobretaxa de IRS.

Centeno cita Sérgio Godinho e critica “brilhozinho nos olhos” de Passos
Notícias ao Minuto

18:26 - 18/09/17 por Pedro Bastos Reis

Política Sobretaxa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, respondeu esta segunda-feira ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que horas antes acusou o governante de utilizar uma “habilidadezinha de comunicação” ao anunciar um alívio fiscal.

Numa conferência de imprensa no Ministério das Finanças, onde, antes, foram apresentadas as primeiras conclusões do Grupo de Trabalho para a Reforma do Modelo de Supervisão Financeira, Mário Centeno decidiu “abrir uma exceção” e respondeu ao líder da oposição, citando uma música de Sérgio Godinho.

O doutor Passos Coelho referiu a expressão ‘habilidadezinha de comunicação’ ‘com um brilhozinho nos olhos’, daqueles que se usa quando se quer fazer correr a bola para outro lado”, afirmou o ministro das Finanças que considera que a ‘habilidadezinha’ foi uma proposta do tempo do governo PSD/CDS, em que este pretendia extinguir a sobretaxa mediante as receitas obtidas através do IVA.

Na verdade, Passos Coelho anda atrás da bola, mas eu gostava de relembrar que ‘habilidadezinha’ foi o ‘TotoIVA’ que o anterior governo tentou vender aos portugueses com a suposta devolução da sobretaxa”, ironizou Centeno.

O ministro das Finanças reiterou ainda as promessas feitas em entrevista à RTP, no último domingo, e garantiu que “no Orçamento do Estado de 2018, a sobretaxa vai ser extinta”.

Esta segunda-feira, Passos Coelho disse que o Governo de António Costa está a anunciar uma novidade em termos fiscais, quando, na realidade, irá apenas cumprir um compromisso, neste caso, o de acabar com a sobretaxa.

"Afinal, o que o ministro das Finanças queria dizer é que iria finalmente cumprir o seu compromisso de que a sobretaxa de IRS desaparecesse até ao final do ano, não é nenhuma novidade", disse, então, o líder do PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório