Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2017
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 16º

Edição

Jerónimo aponta "bússola" da CDU a Setúbal, Alentejo e Lisboa

O líder da coligação CDU, de comunistas e ecologistas, vai encabeçar a habitual volta ao "Centro-Sul" de Portugal durante a campanha autárquica, concentrando-se nas suas zonas de maior influência, os distritos de Setúbal e Lisboa e no Alentejo.

Jerónimo aponta "bússola" da CDU a Setúbal, Alentejo e Lisboa
Notícias ao Minuto

11:30 - 16/09/17 por Lusa

Política PCP

Jerónimo de Sousa e a caravana da CDU (Coligação Democrática Unitária), que inclui a associação Intervenção Democrática e independentes, vão percorrer ruas que sabem de cor e salteado de outras "lutas" para tentar conservar os 34 municípios conquistados há quatro anos ou mesmo aumentar esse número.

A lisboeta Morais Soares, as principais artérias de Almada, a portuense Santa Catarina, Cruz de Pau (Seixal), Baixa da Banheira (Moita), a emblemática aldeia do Couço (Santarém) e a também "alfacinha" rua do Carmo serão locais por onde os comunistas voltarão a passar.

O encerramento da campanha também já está marcado e irá acontecer em Loures, no dia 29 de setembro, com um comício.

A presidência da Câmara Municipal de Loures foi a grande vitória das autárquicas de 2013, quando o ex-líder parlamentar do PCP Bernardino Soares reconquistou para a coligação um município perdido em 2001 para os socialistas.

No total, em 2013, a CDU conquistou a nível nacional 11% dos votos, que se traduziram em 213 mandatos.

Já neste fim de semana, após uma incursão na sexta-feira pelo Algarve, o secretário-geral do PCP irá apelar ao voto nos distritos de Évora e Beja, regiões a que voltará na última semana da campanha oficial, que decorre entre 19 e 29 de setembro.

A partir de dia 19, o líder comunista irá percorrer nove distritos, quase todos a sul do Mondego, maioritariamente no litoral, sendo Setúbal o terreno mais "pisado", com direito a cinco dos 11 dias de estrada, graças às 11 autarquias aí conquistadas em 2013: Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

No primeiro dia de campanha oficial estarão no mapa Tomar e Santarém, seguindo-se Atouguia da Baleia e Marinha Grande (Leiria). Portalegre foi o distrito eleito para quarta-feira, dia 20 de setembro, com um jantar marcado para Avis, antes de nova passagem por Setúbal, com destino ao litoral alentejano.

Já no fim de semana de 23 e 24 de setembro, os carros e carrinhas com altifalantes retornam à península de Setúbal (Alcochete, Corroios, Barreiro) e à grande Lisboa (Azambuja, Odivelas e Vila Franca de Xira).

A última semana de campanha começará a norte (Porto e Braga) até nova passagem por Beja e por Évora. Para os últimos dias ficaram reservadas mais ações em território setubalense e lisboeta, além do tradicional almoço do Couço, histórica terra de combatentes antifascistas.

Os três derradeiros dias de contacto com os eleitores irão contemplar um comício no central Fórum Luísa Todi, em Setúbal, outro em Alpiarça, no clube desportivo "Os Águias", e as "arruadas" de Baixa da Banheira, Barreiro e baixa de Lisboa.

Além das 11 câmaras conquistadas no distrito de Setúbal, a CDU venceu em oito municípios do distrito de Beja (Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Moura, Serpa e Vidigueira), conquistou seis autarquias em Évora (Alandroal, Arraiolos, Évora, Montemor-o-Novo, Mora e Vila Viçosa) e três em Santarém (Alpiarça, Benavente e Constância).

Nos distritos de Lisboa, a CDU tem as autarquias de Loures e do Sobral de Monte Agraço, enquanto no distrito de Portalegre preside às câmaras de Avis e Monforte. Em Leiria, os comunistas e ecologistas venceram em Peniche e, no distrito de Faro, detêm o concelho de Silves.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório