Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Intenção era boa, mas geografia 'tramou' Juncker e Portugal foi esquecido

O presidente da Comissão Europeia referiu que a Europa ia de Espanha à Bulgária.

Intenção era boa, mas geografia 'tramou' Juncker e Portugal foi esquecido
Notícias ao Minuto

12:50 - 13/09/17 por Inês André de Figueiredo

Política União Europeia

"A Europa vai de Vigo, a Varna, de Espanha à Bulgária”. À primeira vista, o discurso de Jean-Claude Juncker em pleno Estado da União até parece unificador e demonstrativo de uma força comum em que todos alinham. Mas faltou um pormenor ao presidente da Comissão Europeia. Um (pequeno) detalhe chamado Portugal.

A eurodeputada portuguesa Marisa Matias rapidamente reparou no erro e, através do seu Facebook, ironizou a situação. “A Europa vai desde Espanha até à Bulgária. Já nos pôs de fora?”, questionou a bloquista.

Durante o discurso, o presidente da Comissão Europeia falou sobre temas relevantes para a Europa, enumerando cinco prioridades para a União Europeia aproveitar o “vento favorável”.

Mas não ficou por aqui. Juncker falou sobre a entrada da Roménia e da Bulgária no espaço Schengen, assim como pediu para que a Turquia parasse de insultar a Europa.

A criação de um “ministro europeu da Economia e Finanças” e de uma agência de segurança também faz parte dos planos apresentados por Juncker.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório