Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Futebol em dia de eleições não é "a decisão mais sensata"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu hoje que a realização de jogos de futebol em dia de eleições autárquicas não é a decisão mais sensata.

Futebol em dia de eleições não é "a decisão mais sensata"
Notícias ao Minuto

17:33 - 12/09/17 por Lusa

Política Catarina Martins

"Esta é uma situação repetida já em 2015 [eleições legislativas]. Na altura, a posição de todos os partidos - e o Bloco de Esquerda acompanhou - é que essa não era a decisão mais recomendável, mais sensata", afirmou Catarina Martins, aos jornalistas, nas Sete Cidades, concelho de Ponta Delgada, Açores.

Catarina Martins referiu não ter mais nada a acrescentar ao que o partido disse em 2015 sobre esta matéria.

As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) enviou hoje uma carta à Comissão Nacional de Eleições (CNE), na qual justifica os motivos que levaram a agendar jogos para o dia das eleições autárquicas, em especial o 'clássico' Sporting-FC Porto.

Em carta dirigida ao presidente da CNE, datada de hoje, a que a agência Lusa teve acesso, a LPFP explica que a realização de quatro jogos no domingo, 01 de outubro, está relacionada com a participação das equipas portuguesas nas competições europeias e o jogo seguinte da seleção nacional.

No mesmo dia em que o porta-voz da CNE, João Machado, em declarações ao Expresso, desaconselhou a realização deste tipo de eventos em dia das eleições, a LPFP observou que alterou vários jogos da oitava jornada I Liga e todos da nona ronda da II Liga, devido à realização do ato eleitoral.

"Contudo, face à participação das equipas portuguesas em competição europeia na semana anterior, à necessidade de acautelamento do intervalo regulamentar de descanso entre jogos de pelo menos 72 horas, bem como a obrigatoriedade de libertação de jogadores para as seleções nacionais, no dia 02 de outubro", o organismo indica que agendou quatro jogos para o dia das eleições autárquicas.

Além do confronto entre o Sporting e o FC Porto, atualmente, os dois primeiros classificados do campeonato, com início às 18:00 horas, estão também marcados para 01 de outubro os jogos Marítimo-Benfica (20:15), Sporting de Braga-Estoril-Praia (16:00) e Belenenses-Vitória de Guimarães (20:30).

"A Liga está convicta de que os portugueses têm plena noção dos seus deveres e responsabilidades cívicas. Razão pela qual a lei não prevê qualquer proibição de atividades de entretenimento e desportivas em datas eleitorais", disse à Lusa o diretor de comunicação da LPFP, António Barroso.

Barroso advertiu que "a democracia portuguesa é matura, está firme e não precisa de paternalismos que a subvalorizam", assinalando que o organismo de clubes "vai ter um papel ativo no apelo à participação cívica no ato eleitoral com uma campanha de comunicação nas suas plataformas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório