Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"A Catalunha não tem muito a ganhar com a independência"

Apesar de esta ser uma matéria "difícil de analisar", Miguel Sousa Tavares considera que a Catalunha não terá muitos benefícios com a independência.

"A Catalunha não tem muito a ganhar com a independência"
Notícias ao Minuto

22:08 - 11/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Miguel Sousa Tavares

A questão do referendo independentista da Catalunha é vista por Miguel Sousa Tavares como uma matéria “difícil de analisar dos pontos de vista jurídico e político”.

Na antena da SIC, o comentador defende que “a Catalunha não tem muito a ganhar com a independência. Já é uma nação, dentro das nações espanholas, que tem a sua língua própria e tradições”. Aliás, “o Dia Nacional da Catalunha, que se celebra hoje,  representa o último combate que o povo travou, em 1711, pela independência relativamente a Espanha”.

Para além disso, o escritor advoga que, num cenário de independência, “deveria haver uma maioria clara. Mas as sondagens não indicam isso. Acho que o que aconteceu no Parlamento na semana passada, a forma tumultuosa como decorreu a votação a favor do referendo, mostrou que há grandes divisões na Catalunha e que esta questão da independência não é pacífica”.

Questionado pelo jornalista em relação à posição que a União Europeia deveria adotar em relação ao referendo, o comentador defende que “começa a ser estranho o seu silêncio. A verificar-se a situação de independência, resta saber como a UE aceitará a Catalunha e se está preparada para assistir a outras secessões que poderão ocorrer, como Inglaterra com a Escócia e a França com a Córsega, por exemplo". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório