Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Lista em freguesia de Fafe já ganhou... por falta de adversários

Nas autárquicas deste ano há uma lista numa freguesia de Fafe que tem a certeza de que vai ganhar, porque é a única a concorrer, o que surpreendeu, mas também agradou ao atual presidente e recandidato.

Lista em freguesia de Fafe já ganhou... por falta de adversários
Notícias ao Minuto

16:41 - 08/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

"É diferente e não dá tanta emoção, mas estamos contentes. Se calhar é mérito nosso", comentou hoje Paulo Monteiro, em declarações à Lusa.

O cabeça de lista e atual presidente da União de Freguesias de Monte e Queimadela disse ter ficado surpreendido por não ter adversários no sufrágio marcado para 01 de outubro.

"Tudo levava a crer que houvesse mais alguma lista, mas não houve", afirmou, recordando que em 2013 as eleições tinham sido muito disputadas na sua freguesia.

Naquele ato eleitoral, foi a lista independente de Paulo Monteiro que teve mais votos, mas nenhuma das três forças tinha conseguido a maioria absoluta na assembleia de freguesia, o que impediu a constituição do executivo e obrigou à realização de eleições intercalares, em maio de 2014.

Dessa vez, contou à Lusa o atual presidente, foi possível alcançar a maioria absoluta e o mandato que agora termina decorreu com normalidade.

"Não houve conflitos. Foi uma junta que funcionou de forma normal, sem grandes problemas. A oposição nunca criou conflitos", assinalou o autarca, reconhecendo que talvez esse aspeto possa explicar a ausência de adversários.

Aquela autarquia do norte do concelho de Fafe, no interior do distrito de Braga, reúne as duas antigas freguesias de São Miguel do Monte e Queimadela, duas localidades de montanha e floresta. Com pouco mais de 1.300 eleitores, localizam-se na zona onde nasce o rio Vizela, próxima do troço onde se disputa o Rali de Portugal.

Paulo Monteiro tem 50 anos de idade, é agricultor e o elemento mais velho de uma lista formada maioritariamente por jovens.

Questionado sobre se vai fazer campanha nas próximas semanas, sabendo que tem a vitória garantida, respondeu, sorrindo: "Neste momento, não tínhamos nada programado, mas vamos fazer alguma coisita, dar uma satisfação às pessoas, marcar um dia ou dois para dar a cara e apresentar-nos nas duas freguesias".

E prometeu: "Muito mais do que isso, não vamos fazer. Não vamos entrar em grades despesas".

Sem adversários, a lista independente insistiu que as eleições desta vez serão diferentes, dispensando tanto empenho na campanha.

"Assim, deixa-nos ficar um pouco a dormir, se calhar um pouco parados. Com adversários, a envolvência era outra e teríamos de andar mais", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório