Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PSD acusa Câmara de não saber o que fazer com Convento São Francisco

O presidente da concelhia do PSD de Coimbra acusou hoje a Câmara (PS) de não saber o que fazer com o Convento São Francisco, sublinhando que, quase um ano e meio depois da sua reabertura, ainda não há modelo de gestão.

PSD acusa Câmara de não saber o que fazer com Convento São Francisco
Notícias ao Minuto

13:41 - 07/09/17 por Lusa

Política Coimbra

"Não existe nenhuma ideia. Ele próprio [o presidente da autarquia, Manuel Machado] não sabe o que fazer ao Convento São Francisco", disse hoje Paulo Leitão, numa conferência de imprensa na sede do partido em Coimbra.

Para o também vereador na oposição, a gestão do Convento é feita "à Manuel Machado, sem nenhum modelo de gestão", recordando que a reabertura daquela infraestrutura, investimento de 42 milhões de euros, aconteceu já em abril de 2016.

"É um funcionamento autocrático e centralista e não se está a aproveitar as potencialidades" do espaço que funciona como centro cultural e de congressos, realçou Paulo Leitão, recordando que a obra, lançada pelo anterior executivo (PSD/CDS), já tinha previsto "um modelo de gestão que incluísse os agentes culturais da cidade".

Neste momento, frisou, todas as decisões em torno do Convento São Francisco têm de passar pelo presidente de Câmara.

"Seja através de uma empresa municipal, associação ou fundação, terá que ser sempre um modelo que inclua os agentes culturais da cidade", defendeu Paulo Leitão.

Durante a conferência de imprensa, o líder do PSD/Coimbra recordou ainda que o atual executivo procura "aproveitar-se" do investimento da anterior liderança (social-democrata), que arrancou com as obras do Convento São Francisco.

"Como tiveram um mandato de quatro anos de fraco investimento, aproveitam-se de obras do executivo anterior", salientou Paulo Leitão, recordando que a empreitada do Convento São Francisco foi executada a 80% pelo anterior executivo, sendo que apenas 20% foi executada no mandato de Manuel Machado (exceção feita ao estacionamento e obras na igreja efetuadas na totalidade pelo atual executivo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório