Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Viagens no Meu Distrito: Nas margens do Sado, decide-se o fado de Setúbal

Em Setúbal são os comunistas que estão Câmara Municipal, mas poderão as autárquicas trazer surpresas?

Notícias ao Minuto

08:30 - 19/09/17 por Inês André de Figueiredo

Política Autárquicas

Na cidade onde desagua o Rio Sado, um rio raro que corre de sul para norte, há beleza natural um pouco por todo o distrito. A ilustre Serra da Arrábida, as águas que ligam a península à bela Tróia e onde os golfinhos dão um 'ar de sua graça' aos mais sortudos. Assim é Setúbal, a 'terra do peixe' onde mandam os comunistas.

A Coligação Democrática Unitária (CDU) é 'dona' da Câmara Municipal de Setúbal, mas a corrida autárquica do presente contará com protagonistas do PS, PSD, CDS, CDU, Bloco, PAN e PCTP/MRPP.

Maria das Dores Meira, de 61 anos, é a presidente de câmara atual, sendo-o desde 2006, após a renúncia do antecessor, Carlos de Sousa, e volta a ser aposta da CDU para dar cara pelo município de Setúbal.

Fernando Paulino, de 57 anos, foi o nome escolhido pelo Partido Socialista para reconquistar uma autarquia com tradição comunista nos últimos anos, mas na qual o PS já esteve presente, primeiro coligado com o PSD e depois sozinho, entre 1987 e 2001.

O candidato socialista vive em Setúbal desde os 10 anos, é militante do PS desde os 15 e grande parte da sua vida foi dedicada à política, com vários cargos no concelho.

À Direita, estas autárquicas trazem novidades. PSD e CDS já não surgem coligados, como aconteceu há quatro anos, e Nuno Carvalho é a aposta do PSD.

Com 35 anos, o empresário de Setúbal é o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Setúbal e o responsável por levar os sociais-democratas a conseguir uma posição relevante no concelho.

Pelo lado do CDS, Ana Clara Birrento, professora universitária e ex-diretora do Instituto de Segurança Social (ISS), é o nome escolhido.

Recorde-se que, coligados, PSD e CDS tiveram nas últimas eleições autárquicas 12,85% dos votos, elegendo apenas um vereador.

Sandra Cunha, de 44 anos, é a escolha do Bloco de Esquerda para autarquia de Setúbal.

Licenciada em Sociologia, a professora do Instituto Superior de Economia e Gestão foi eleita deputada nas eleições legislativas de 2015.

Já o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) aposta em Luís Teixeira para a Câmara de Setúbal. O tradutor, que já trabalhou como jornalista, revelou que o seu grande objetivo será tornar o concelho mais verde.

O PCTP/MRPP escolheu Fernando Firmino, de 59 anos e aposentado, como o cabeça de lista ao executivo autárquico.

Nas últimas eleições votaram 40.066 pessoas, de um universo de 103.448 eleitores, tendo o PCP/PEV vencido com 41,93% dos votos, o que valeu a eleição de seis candidatos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório