Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Bloco: João Teixeira Lopes alerta para "falso alojamento local" no Porto

O candidato do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara do Porto escolheu hoje a Rua de Cedofeita para chamar a atenção para "o falso alojamento local" e para a "desenfreada especulação imobiliária", defendendo a implementação da taxa turística.

Bloco: João Teixeira Lopes alerta para "falso alojamento local" no Porto
Notícias ao Minuto

12:35 - 05/09/17 por Lusa

Política Eleições

"Esta rua e tantas outras transformaram-se numa autêntica banca de negócios, numa desenfreada especulação imobiliária que foi permitida, e incentivada até, por Rui Moreira e Manuel Pizarro", afirmou João Teixeira Lopes.

O candidato do BE referiu que uma das propostas da sua candidatura "é precisamente fazer a distinção entre o que é o alojamento local, o verdadeiro alojamento local, o caso de termos uma casa e alugarmos um quarto, e aquilo que é, pelo contrário, a especulação imobiliária e o negócio hoteleiro que tem tomado esta cidade".

"Eu acho que são precisos turistas e o Porto tem tido muitos turistas, o grande problema é que o Porto tem cada vez menos portuenses e, por isso, juntamente com esta medida da distinção entre alojamento local e o que é realmente turismo, eu gostaria também de implementar a taxa turística que permitiria arrecadar por ano 10 milhões de euros, 40 milhões no final do mandato e investir esses 40 milhões de euros na recuperação de edificado", defendeu.

João Teixeira Lopes lembrou que "o Porto tem 20% de casas que estão totalmente desocupadas".

"Essas casas tem de ser recuperadas pela câmara e não por parcerias público-privadas, como pretende Manuel Pizarro ou Rui Moreira, porque essas já deram mal resultado. Toda a gente sabe o que elas são, basta pensar no Siresp nos incêndios, e em todas as outras que deram cabo do nosso país", frisou.

Por outro lado, acrescentou o candidato do Bloco, "a Câmara tem de exercer o direito de preferência sobre os imóveis, alguns até de sua propriedade e não vendê-los ao desbarato, como aconteceu durante este mandato, às plataformas como a airbnb, aos tais especuladores imobiliários que depois fazem de conta que estão a fazer alojamento local".

João Teixeira Lopes, que percorreu toda a Rua de Cedofeita em contactos com populares e comerciantes locais, congratulou-se com a "recetividade" com que foi acolhido, o que atribuiu ao facto do BE ser hoje "uma força respeitada que, sem perder a sua irreverência, tem contribuído com soluções para resolver os problemas do país".

Além de João Teixeira Lopes, são candidatos à Câmara do Porto o independente Rui Moreira, apoiado pelo CDS-PP e MPT, Manuel Pizarro, do PS, Álvaro Almeida, da coligação Porto Autêntico (PSD/PPM), Ilda Figueiredo, da CDU, Bebiana Cunha, do PAN, Costa Pereira, do PTP, e Sandra Martins, do PNR e Orlando Cruz, do PPV/CDC.

As eleições autárquicas realizam-se em 1 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório