Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PSD/Olhão retira confiança a vereadores por envolvimento em lista do PS

O PSD retirou a confiança política a dois vereadores eleitos pelo partido para a Câmara de Olhão, um dos quais candidato à presidência do município em 2013, por estarem associados à candidatura do atual presidente, António Miguel Pina (PS).

PSD/Olhão retira confiança a vereadores por envolvimento em lista do PS
Notícias ao Minuto

14:45 - 02/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

"Esta decisão surge na sequência de se tornar público que o vereador Eduardo Cruz, do PSD, aceitou o convite de António Pina para ser o mandatário da candidatura do PS/Olhão nas eleições autárquicas 2017, bem como Domitília Matias, que integra uma das listas do PS concorrente às apoiadas pelo PSD", lê-se num comunicado divulgado na noite de sexta-feira.

A corrida às próximas eleições autárquicas em Olhão já tinha sido marcada pelo anúncio da candidatura de Luciano Jesus, ex-líder do PS/Olhão e atual presidente da Junta de Freguesia de Olhão, cargo para o qual foi eleito pelo PS, pela coligação "Sim, Juntos por Olhão" (PSD/CDS-PP/MPT/PPM).

Citado na nota, Daniel Santana, presidente da estrutura local do PSD, sublinhou que "a partir deste momento, os vereadores não poderão invocar possuir a confiança do PSD no exercício das suas funções, nem associar os seus nomes ao partido".

Recordou ainda que, com esta ação por parte dos vereadores, o atual presidente do município "passou a deter uma maioria absoluta na Câmara Municipal de Olhão, algo que não foi legitimado pelos olhanenses quando os elegeram".

Nas eleições autárquicas de 2013, a lista do PS liderada por António Miguel Pina venceu com maioria relativa, assegurando três dos sete eleitos em disputa, superando o PSD, principal força da oposição, com dois vereadores, enquanto a CDU foi a terceira força mais votada, com um eleito, e o BE a quarta, também com um representante.

Na corrida às próximas eleições autárquicas em Olhão estão, além de Luciano Jesus e do atual presidente da câmara, Sebastião Coelho (CDU), Ivo Madeira (BE) e Rui Santos, pelo movimento "Olhão pelo Cidadão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório