Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Governo está a fazer um jogo limitado" com PCP e Bloco

Francisco Louçã critica a forma como o Governo vai anunciando medidas que negoceia com os partidos de esquerda para o Orçamento de Estado para 2018.

"Governo está a fazer um jogo limitado" com PCP e Bloco
Notícias ao Minuto

23:44 - 01/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Francisco Louçã

O próximo mês e meio será marcado por dois momentos importantes na política nacional: as autárquicas e o Orçamento de Estado para 2018, que poderá ser apresentando na primeira quinzena de outubro.

Mas a forma como o Governo vai anunciando medidas que negoceia com PCP e Bloco não agrada a Francisco Louçã. "Há um atraso e sobretudo pelo facto de o Governo estar dia após dia a tornar públicas algumas das propostas que põe em cima da mesa dos partidos, mas sobre as quais não se chegou a nenhuma conclusão. É um sinal muito contrastante com estes partidos".

Para o comentador, a forma como o Governo está a gerir esta situação revela falta de ambição. "Pondo em cheque uma negociação real sobre esses termos. O Governo está a mostrar que não quer bem uma negociação. Quer apresentar em público algumas medidas, algumas mais essenciais, outras mais rebuçados e já está resolvido o assunto".

"O Governo está a fazer um jogo limitado", realçou Francisco Louçã, que discorda que esta abordagem do Governo às negociações com os partidos da esquerda esteja relacionada com a proximidade das autárquicas. "Qualquer Governo atua sempre olhando para as eleições. Mas creio que o Governo não terá um grande problema com as autárquicas".

"Isto tem mais que ver com condicionar os partidos com a negociação do que com as eleições. O Governo o que está a dizer aos partidos de esquerda é ‘vocês querem uma melhoria dos salários e das pensões, querem uma melhoria da lei laboral, querem uma melhoria da contratação e da qualidade do emprego. Nós vamos fazer algumas coisas e não vamos mais longe do que isso’ e está arrumado o assunto. Mas isso significa que não há trabalho de conjunto, não há negociação. Não há o trabalho duro, concreto, detalhadíssimo, que é preciso para haver responsabilidade", disse Louçã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório