Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Viagens no Meu Distrito: Em terras ribatejanas, todos 'toureiam' a Câmara

O concelho de Santarém é liderado pelo PSD, mas a descida nas últimas eleições deixa o PS a sonhar.

Notícias ao Minuto

08:20 - 15/09/17 por Inês André de Figueiredo

Política Distrito

Santarém está nas mãos dos sociais-democratas e, contando com o partido do atual presidente, são seis os candidatos que tentam mudar o rumo da região do Ribatejo. O Partido Socialista (PS), juntamente com o Movimento ‘Mais Santarém’, o CDS, a CDU, o Bloco de Esquerda e o PNR procuram tirar Ricardo Gonçalves da liderança autárquica.

Nas últimas autárquicas, em 2013, o PSD sofreu uma enorme queda em termos de resultados, tendo perdido a maioria absoluta e descendo mais de 20 pontos percentuais em relação às anteriores eleições.

Uma ‘guerra’ interna em Santarém suscitou ainda dúvidas sobre o candidato durante vários meses, mas o PSD acabou por estender a mão a Ricardo Gonçalves e o social-democrata volta a concorrer à câmara.

Com 42 anos, o militante do PSD que nasceu em Santarém, estudou economia e tem uma pós-graduação em Direito das Autarquias, pretende manter-se à frente do rumo da cidade com um slogan de campanha virado para o futuro: 'Santarém. Vamos crescer'.

O seu principal opositor é Rui Barreiro, de 51 anos. O militante do PS volta a candidatar-se a um cargo onde já esteve, entre 2002 e 2005, tendo depois perdido contra Moita Flores, do PSD. O engenheiro zootécnico de formação e mestre em economia agrária e sociologia rural faz parte do Ministério da Agricultura e é delegado Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros, tendo já ocupado diversos cargos ao longo da sua vida.

Um ‘Novo Rumo para Santarém’ é o slogan da campanha que tem como principal intuito devolver a Santarém uma liderança socialista à cidade. Ao PS associou-se o Movimento de independentes ‘Mais Santarém’.

Com apenas 27 anos, a psicóloga Filipa Filipe lidera a lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Santarém. Com um foco especial na área da Saúde, sendo essa a sua área de formação, a bloquista comanda a lista que propões ‘Despertar a Cidadania em Santarém’.

Nas autárquicas de 2013, o Bloco de Esquerda conseguiu 2,87% dos votos, um ligeiro aumento em relação às eleições realizadas quatro anos antes (em 2009).

Do lado do CDS, António Rocha Pinto, com 56 anos, é o candidato à Câmara Municipal de Santarém. O engenheiro civil chegou a ser presidente da distrital do partido e aceitou agora voltar a dedicar-se à política.

Trabalhou na Câmara Municipal de Almeirim durante 29 anos, tem uma pós-graduação em Urbanismo e o mestrado em Gestão Autárquica. Agora, Rocha Pinto lidera a lista em que ‘O Importante são as Pessoas’.

José Luís Cabrita é o nome escolhido pela CDU para liderar a Câmara Municipal de Santarém.

O comunista tem 62 anos, é gestor e administrador de empresas, e já está na vida política de Santarém, tendo sido eleito para a Assembleia Municipal, desde 2002.

Ao contrário de 2013, este ano o PNR apresentou um candidato às eleições. Chama-se Carlos Teles, tem 66 anos e é empresário agrícola. Nestas eleições luta por uma 'Câmara Nacionalista', numa cidade em que, se for eleito, “Não haverá IMI para ninguém”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório