Meteorologia

  • 02 OUTUBRO 2023
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Viagens no Meu Distrito: Em terras ribatejanas, todos 'toureiam' a Câmara

O concelho de Santarém é liderado pelo PSD, mas a descida nas últimas eleições deixa o PS a sonhar.

Notícias ao Minuto

08:20 - 15/09/17 por Inês André de Figueiredo

Política Distrito

Santarém está nas mãos dos sociais-democratas e, contando com o partido do atual presidente, são seis os candidatos que tentam mudar o rumo da região do Ribatejo. O Partido Socialista (PS), juntamente com o Movimento ‘Mais Santarém’, o CDS, a CDU, o Bloco de Esquerda e o PNR procuram tirar Ricardo Gonçalves da liderança autárquica.

Nas últimas autárquicas, em 2013, o PSD sofreu uma enorme queda em termos de resultados, tendo perdido a maioria absoluta e descendo mais de 20 pontos percentuais em relação às anteriores eleições.

Uma ‘guerra’ interna em Santarém suscitou ainda dúvidas sobre o candidato durante vários meses, mas o PSD acabou por estender a mão a Ricardo Gonçalves e o social-democrata volta a concorrer à câmara.

Com 42 anos, o militante do PSD que nasceu em Santarém, estudou economia e tem uma pós-graduação em Direito das Autarquias, pretende manter-se à frente do rumo da cidade com um slogan de campanha virado para o futuro: 'Santarém. Vamos crescer'.

O seu principal opositor é Rui Barreiro, de 51 anos. O militante do PS volta a candidatar-se a um cargo onde já esteve, entre 2002 e 2005, tendo depois perdido contra Moita Flores, do PSD. O engenheiro zootécnico de formação e mestre em economia agrária e sociologia rural faz parte do Ministério da Agricultura e é delegado Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros, tendo já ocupado diversos cargos ao longo da sua vida.

Um ‘Novo Rumo para Santarém’ é o slogan da campanha que tem como principal intuito devolver a Santarém uma liderança socialista à cidade. Ao PS associou-se o Movimento de independentes ‘Mais Santarém’.

Com apenas 27 anos, a psicóloga Filipa Filipe lidera a lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Santarém. Com um foco especial na área da Saúde, sendo essa a sua área de formação, a bloquista comanda a lista que propões ‘Despertar a Cidadania em Santarém’.

Nas autárquicas de 2013, o Bloco de Esquerda conseguiu 2,87% dos votos, um ligeiro aumento em relação às eleições realizadas quatro anos antes (em 2009).

Do lado do CDS, António Rocha Pinto, com 56 anos, é o candidato à Câmara Municipal de Santarém. O engenheiro civil chegou a ser presidente da distrital do partido e aceitou agora voltar a dedicar-se à política.

Trabalhou na Câmara Municipal de Almeirim durante 29 anos, tem uma pós-graduação em Urbanismo e o mestrado em Gestão Autárquica. Agora, Rocha Pinto lidera a lista em que ‘O Importante são as Pessoas’.

José Luís Cabrita é o nome escolhido pela CDU para liderar a Câmara Municipal de Santarém.

O comunista tem 62 anos, é gestor e administrador de empresas, e já está na vida política de Santarém, tendo sido eleito para a Assembleia Municipal, desde 2002.

Ao contrário de 2013, este ano o PNR apresentou um candidato às eleições. Chama-se Carlos Teles, tem 66 anos e é empresário agrícola. Nestas eleições luta por uma 'Câmara Nacionalista', numa cidade em que, se for eleito, “Não haverá IMI para ninguém”.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório