Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

No debate do Porto, a principal figura foi o 'ausente' Rui Moreira

Havia cadeiras para todos, mas a de Rui Moreira tinha uma... folha A4 branca. Foi assim que começou o debate na TVI24 que colocou frente-a-frente os candidatos à Câmara Municipal do Porto.

No debate do Porto, a principal figura foi o 'ausente' Rui Moreira
Notícias ao Minuto

22:01 - 31/08/17 por Inês André de Figueiredo

Política Debate

Depois do debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, esta quinta-feira foi a vez dos candidatos à Invicta sentarem-se a discutir o futuro do Porto, na Fundação Serralves, focados nas eleições autárquicas do próximo dia 1 de outubro. Mas nem tudo é o que parece, e o atual autarca, Rui Moreira, foi 'substituído' por uma folha branca A4. O seu lugar estava lá, mas o convite da TVI não foi aceite, alegadamente, por questões de agenda.

Excetuando esta ausência, Manuel Pizarro (PS), Álvaro Almeida (PSD), Ilda Figueiredo (CDU) e João Teixeira Lopes (Bloco) estiveram presentes para representar o seus partidos na luta pela vitória nas autárquicas. De frisar que o candidato do Bloco esteve em direto a partir de Atenas, na Grécia. A verdade é que não falhou o debate...

E, como era de esperar, os primeiros minutos da conversa foram dedicados à ausência do atual presidente da Câmara. "Falta de respeito" foi a crítica mais comum, havendo ainda ataques à falta de noção de democracia do candidato independente.

Manuel Pizarro, Partido Socialista (PS)

"É uma atitude de falta de respeito pelos eleitores do Porto. Acho que qualquer político tem a obrigação, e até diria que tem o prazer de, quando tem uma oportunidade destas, vir debater as suas ideias, confrontar as suas ideias com as opiniões dos outros. Isso é essencial numa sociedade democrática e é incompreensível esta ausência. Se eu ganhar estas eleições de 2017, e se a TVI me convidar em 2021, a minha cadeira para defender o Porto não estará vazia".

"Isso é essencial numa sociedade democrática e é incompreensível esta ausência"Álvaro Almeida, Partido Social Democrata (PSD)

"Espero que seja uma restrição de agenda muito importante porque, de facto, em democracia só há uma qualidade se houver debate, se os eleitores forem esclarecidos. Não se disponibilizar para esclarecer os eleitores num debate com os outros candidatos é uma falta de respeito, uma desconsideração pela democracia pelos eleitores do Porto. Não sei se é por questões de agenda ou por receio de ser escrutinado, nomeadamente pelo comportamento da Câmara do Porto nos últimos quatro anos, mas não é por causa disso que vamos deixar de discutir esses anos, porque a Câmara do Porto foi governada por uma coligação entre Rui Moreira e o PS e temos aqui Manuel Pizarro".

"Não se disponibilizar para esclarecer os eleitores num debate com os outros candidatos é uma falta de respeito, uma desconsideração pela democracia pelos eleitores do Porto"Ilda Figueiredo, Coligação Democrática Unitária (CDU)

"Naturalmente que é uma ausência lamentável que tem de ser interpretada como uma falta de respeito para com os eleitores portuenses, mas também para com as forças políticas que representam os portuenses e que estão aqui representadas. Também significa um menosprezo por um órgão de comunicação social tão importante como é a TVI. E, por isso, é incompreensível e inaceitável e nós criticamos esta posição e esperamos que ela venha a ser revista no futuro".

"Uma falta de respeito para com os eleitores portuenses, mas também para com as forças políticas"João Teixeira Lopes, Bloco de Esquerda (BE)

"Não é nada que me surpreenda, Rui Moreira tem tido uma atitude soberana, até senhorial e arrogante, julgando que a vitória está no papo, falando como um vencedor à priori e, por isso, desrespeitando aquilo que é a democracia. A democracia significa argumentar, prestar contas e acima de tudo debater. Sei que Rui Moreira vai ver este debate e, por isso, digo-lhe: 'Não tenha medo do debate, venha prestar contas, esclarecimentos sobre o caso Selminho e venha debater a cidade. Caso contrário, o senhor estará a dar razão àqueles que acham que, sendo monárquico, como o senhor é, não gosta da República, e sendo conservador, como é, não gosta do 25 de Abril'".

"Rui Moreira tem tido uma atitude soberana, até senhorial e arrogante, julgando que a vitória está no papo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório