Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

PSD: mérito do Governo no crescimento é "o que não estragou" do anterior

O PSD saudou hoje a revisão em alta do crescimento económico, que atribuiu à conjuntura internacional e a medidas do anterior executivo, defendendo que o mérito do atual Governo é o que "não estragou".

PSD: mérito do Governo no crescimento é "o que não estragou" do anterior
Notícias ao Minuto

18:22 - 31/08/17 por Lusa

Política Resultados

"A quota de mérito deste Governo é o que resta do que não estragou do que vinha de trás", defendeu o deputado Álvaro Campos Ferreira, em declarações aos jornalistas no parlamento, referindo-se ao crescimento de 2,9% da economia portuguesa no segundo trimestre.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que a economia portuguesa cresceu 2,9% no segundo trimestre deste ano em termos homólogos e 0,3% face ao trimestre anterior, revendo em alta a estimativa rápida que tinha divulgado em 14 de agosto.

Campos Ferreira começou por expressar a congratulação do PSD "pelos resultados na economia", considerando que "há duas fontes" que o justificam, a começar nas "bases que o Governo anterior deixou", com "um conjunto significativo de reformas, na área laboral, na área tributária, de incentivos e uma atmosfera criada junto do tecido empresarial para que as empresas se vocacionassem ainda mais para a exportação".

Em segundo lugar, o PSD considera que o crescimento se deve aos "bons estímulos externos que a economia portuguesa está a ter ".

"Ao contrário do que foi sempre a teoria deste Governo, de que a economia cresceria com base no consumo interno, tem-se verificado que o crescimento económico que Portugal tem tido é fruto daquilo que são os estímulos internacionais, do comércio internacional", argumentou.

Campos Ferreira defendeu ainda que esta conjuntura internacional positiva "não está a ser devidamente aproveitada por este Governo", apontando que, no crescimento trimestre a trimestre, só a Finlândia cresceu menos do que Portugal.

"Significa que há aqui uma desaceleração daquilo que é a atividade económica. Previsões dos diversos organismos estabelecidas vão ser cumpridas", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório