Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"PCP e Bloco estão a esticar demais a corda. É preciso calma"

Fundador do Clube dos Pensadores deixa alerta para que país não regresse aos tempos em que se gastava mais do que se podia.

"PCP e Bloco estão a esticar demais a corda. É preciso calma"
Notícias ao Minuto

14:00 - 30/08/17 por Andrea Pinto

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge defende que “antes de aumentos de ordenados e alteração de escalões”, é necessário rever os procedimentos das reformas antecipadas.

“Não questiono a justiça de quem descontou 48 ou 46 anos para a segurança social e Caixa Nacional de Pensões se possa reformar sem cortes. Acho justíssimo e socialmente relevante. Mas também acho importante os desempregados de longa duração que foram ‘obrigados’ a reformar-se, pois não tinham outra fonte de rendimento e foram duplamente penalizados: 0,5% por cada mês e fator de sustentabilidade (13,88%)”, escreve num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, considerando que “o PCP e o BE estão a esticar demais a corda”.

Lembrando que o descongelamento das carreiras do Estado, os novos escalões no IRS, e a entrada em vigor das reformas antecipadas de longa duração sem cortes “custa muito dinheiro”, o fundador do Clube dos Pensadores deixa um alerta: “Vamos com calma!”.

“É preferível manter os ordenados e conseguir que muitos desempregados acedam ao mercado de trabalho, do que aumentos que depois não se possam manter e degenerem, de novo, em resgastes e troika”, considera, lembrando que a “corda pode de novo partir” e que não está "para viver, de novo, num país caloteiro que gasta mais do que pode".

"O PS deve bater o pé ao BE e PCP, não ir mais além, do razoável. De outro modo, vamos voltar ao mesmo. Não quero um bem-estar de iô-iô'", remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório