Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Polémica da Porto Editora é a "história do estado das nossas elites"

Deputado centrista considera que as redes sociais deram lugar ao "salve-se quem puder"

Polémica da Porto Editora é a "história do estado das nossas elites"
Notícias ao Minuto

10:00 - 29/08/17 por Andrea Pinto

Política CDS

O deputado do CDS Francisco Mendes da Silva considera que a polémica em torno dos livros infantis da Porto Editora se assemelha à "história do estado das nossas elites".

"O que vimos foi a demissão total das elites que deviam fazer essa mediação, que claudicaram ao primeiro rugir da turba inorgânica das 'redes sociais'. Activistas, jornalistas, políticos no poder e um capitalismo dependente do Estado - todos manipularam, mais ou menos conscientemente, a opinião pública", escreve o centrista na sua página de Facebook, considerando que "todos contribuíram para institucionalizar a lei da selva".

Francisco Mendes da Silva considera que a polémica do livro infantil da Porto Editora acusado de sexismo colocou-nos "um passo mais próximos da barbárie".

"E desta tragédia, ao contrário do mítico escrúpulo popular, nem as mulheres e crianças se salvam primeiro. É o salve-se quem puder", atira.

Recorde-se que os livros de atividades diferenciados para "rapazes" e para "meninas" levantaram celeuma em torno da discriminação de género, tendo o Governo recomendado à Porto Editora que retirasse os blocos de exercícios do mercado. A sugestão foi acolhida e a venda dos livros foi suspensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório