Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade de Verão de 2017 é a "mais diversa de sempre"

O diretor da Universidade de Verão (UV) do PSD afirmou hoje que a edição deste ano, com cerca de 100 jovens participantes, é a "mais diversa de sempre" em termos etários, nacionalidades, raças e de partidos políticos.

Universidade de Verão de 2017 é a "mais diversa de sempre"
Notícias ao Minuto

22:40 - 28/08/17 por Lusa

Política Carlos Coelho

"Esta é, aliás, a UV mais diversa de sempre. É a mais diversa em termos etários, tem gente mais nova e gente mais velha, é a mais diversa em termos de nacionalidades, temos pessoas de nacionalidades diferentes, é a mais diversa em termos de raças, é a mais diversa em termos de partidos políticos", disse Carlos Coelho.

"Há pessoas aqui que têm partido e há pessoas de mais do que um partido, há pessoas que não têm partido, há pessoas que têm vontade de fazer intervenção partidária e há pessoas que têm vontade de fazer intervenção cívica, há pessoas muito diferentes", sublinhou.

O eurodeputado Carlos Coelho, que falava na sessão de abertura da 15.ª edição da UV do PSD, iniciativa de formação de jovens que marca a "rentrée" política do partido, em Castelo de Vide (Portalegre) e que termina no domingo, deixou ainda um apelo, no sentido de que a diferenciação entre os participantes seja um fator de "enriquecimento" e "nunca" um fator de exclusão.

"Ajudem-nos a viver esta UV de forma que a diferença seja para nós um fator de enriquecimento e nunca um fator de exclusão", disse.

A iniciativa de formação política de jovens quadros políticos realiza-se há 15 anos em Castelo de Vide, contando este ano com cerca de 100 jovens de várias nacionalidades, estando inscritos alunos da Bielorrússia e de vários Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Ainda no decorrer da sua intervenção, Carlos Coelho explicou as "regras" com que se rege a UV do PSD, tendo sublinhado cinco fatores que considera "muito importantes" para que seja cumprido o papel daquela iniciativa: ter vontade, querer saber mais, pontual, ser solidário e construtivo.

A sessão de abertura contou ainda com as intervenções do presidente da JSD, Simão Ribeiro, e do presidente do Instituto Sá Carneiro, Pedro Reis, seguindo-se um jantar com uma intervenção de Jaime Ramos, médico e candidato apoiado por PSD e CDS-PP à Câmara Municipal de Coimbra.

Na terça-feira, os trabalhos começarão com uma intervenção do professor universitário António Costa Silva sobre "Clima, Ambiente e Energia", seguindo-se uma palestra de Daniel Traça (diretor da Nova School of Business and Economics) sobre "Forças e fraquezas da economia portuguesa". O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, será o convidado do primeiro jantar-conferência.

Na quarta-feira, além da 'aula' de Cavaco Silva, os cerca de 100 jovens que participam na iniciativa de formação do PSD ouvirão ainda Maria Manuel Mota (cientista portuguesa que recebeu o Prémio Pessoa em 2013) falar sobre "A Ciência muda o nosso futuro?" e, à noite, o deputado do PSD e professor universitário Miguel Morgado.

Os deputados sociais-democratas Paula Teixeira da Cruz e Ricardo Leite vão ser, na quinta-feira de manhã, os protagonistas de um debate sobre a eutanásia, matéria na qual o partido dará liberdade de voto quando existirem iniciativas legislativas. À noite, o deputado e ex-membro do secretariado do PS Sérgio Sousa Pinto é o convidado do jantar-conferência.

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel vai ser o nome forte dos trabalhos de sexta-feira, com uma conferência sobre "Portugal e o futuro da Europa", seguindo-se um debate sobre incêndios com os especialistas António Louro e Marco Martins e, à noite, um jantar-conferência com Catarina Albuquerque (Prémio Água Global 2016).

O ex-ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro protagonizará o jantar-conferência de sábado da Universidade de Verão do PSD, que terminará no domingo, 03 de setembro, com o encerramento a cargo do presidente do partido, Pedro Passos Coelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório