Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

"Objetivos deviam ser mais ambiciosos do que os inscritos no Orçamento"

Na sequência da divulgação dos dados da execução orçamental do primeiro semestre, Vital Moreira afirma que é preciso aproveitar o crescimento acima do esperado para "propor objetivos bem mais ambiciosos do que os inscritos no Orçamento deste ano".

"Objetivos deviam ser mais ambiciosos do que os inscritos no Orçamento"
Notícias ao Minuto

13:50 - 28/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

Os dados da execução orçamental do primeiro semestre voltaram a confirmar o bom momento da economia portuguesa. Mas, para Vital Moreira, esse crescimento deve ser acompanhado de maior ambição por parte do Governo.

No blogue Causa Nossa, o socialista escreve num artigo que a "aceleração do crescimento económico" e a "criação de emprego", deveriam levar "a propor objetivos bem mais ambiciosos do que os inscritos no Orçamento deste ano (aliás, já de si pouco ousados), baseados numa previsão de crescimento do PIB de 1,8%".

Vital Moreira defende que se essa meta pode ficar acima dos 2,5%, "o simples aumento do PIB pode fazer diminuir automaticamente o défice e o rácio da dívida, mesmo que o montante de ambos não se altere". E reforça que um "maior crescimento económico vai provocar diretamente um considerável aumento da receita e uma sensível redução da despesa pública". O socialista destaca que "por cada mil milhões de PIB a mais o Estado arrecada pelo menos um terço em receitas tributárias".

O socialista refere que "não há nenhuma razão para não aproveitar esse excedente para reduzir consideravelmente mais o défice e a dívida, em vez de aproveitar a folga para aumentar a despesa pública em relação ao previsto, como defende a extrema-esquerda".

O antigo eurodeputado insiste que "a prioridade deve ser a redução da dívida", de forma a conseguir uma "baixa taxa de juros e portanto uma redução dos encargos da dívida, que pesam enormemente sobre o orçamento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório