Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PAN: É hora de se falar do Rendimento Básico Incondicional e há congresso

A 17.ª edição do congresso anual arranca, na Assembleia da República, no dia 25 de setembro.

PAN: É hora de se falar do Rendimento Básico Incondicional e há congresso
Notícias ao Minuto

13:56 - 25/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política RBI

O PAN - Pessoas-Animais-Natureza vai ser o parceiro do 17.º Congresso sobre a Implementação de um Rendimento Básico (RBI).

O deputado do PAN, André Silva e Francisco Guerreiro, comissário político nacional e candidato à Câmara Municipal de Cascais, vão fazer parte do painel de oradores da iniciativa e defendem “a criação de um grupo de trabalho que analise a possibilidade de implementação de um projeto piloto do RBI em Portugal, nomeadamente no Concelho de Cascais”.

Em comunicado enviado às redações, o partido informa que o objetivo da iniciativa é “unir esforços com a Câmara, o Estado, e outros agentes sociais, para trabalhar num estudo que possibilite aferir as vantagens e desvantagens da aplicação de um RBI a nível local”.

O documento refere ainda que o Rendimento Básico Incondicional está a ser estudado por outros países na Europa e que “o trabalho remunerado já não é um direito para um número crescente de pessoas e é fundamental desenvolver políticas sociais, económicas e financeiras capazes de garantir o direito universal a uma vida digna”. 

O Congresso vai contar com a presença de especialistas nacionais e internacionais na área, representantes de outros partidos políticos, da sociedade civil e com entidades empresariais para debaterem “uma preocupação transversal a todos relativamente às crescentes desigualdades sociais, o desemprego estrutural e a sustentabilidade da Segurança Social, tanto na Europa como no Mundo”.

A par do 17.º Congresso vai realizar-se a Semana Portuguesa do Rendimento Básico, uma semana para o público em geral e pretende conjugar vários tipos de eventos de informação e sensibilização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório