Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Catarina Martins defende grande debate público sobre as infraestruturas

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje que, mais do que consensos entre o PSD e PS, é preciso que haja um grande debate público sobre os investimentos em infraestruturas para o qual todos estejam convocados.

Catarina Martins defende grande debate público sobre as infraestruturas
Notícias ao Minuto

19:13 - 19/08/17 por Lusa

Política BE

"Acho que já estava na altura de nós, no país, compreendermos que a discussão, a análise, o lançamento de grandes projetos, não depende necessariamente dos acordos da direita. Agora que devem ser debatidos e que toda a gente deve ser convocada para o debate, isso seguramente", afirmou Catarina Martins aos jornalistas a propósito de declarações do primeiro-ministro.

António Costa afirmou numa entrevista ao jornal Expresso, que é "fundamental" um acordo com o PSD sobre os fundos europeus pós-2020, defendendo para isso "um novo ciclo político".

"Mais do que consensos entre PSD e PS, o que é preciso é que haja um grande debate público sobre as infraestruturas e perceber que há sempre alternativas que podem ser debatidas e que devem ser debatidas seriamente", sublinhou a líder do Bloco, durante uma visita à serra do Alvão, em Vila Real, afetada recentemente pelos incêndios.

A coordenadora disse que o BE tem defendido "que os grandes investimentos do Estado devem ser objeto de um grande debate público, de uma grande discussão pública" porque os "investimentos infraestruturais têm efeitos de décadas no país e têm efeitos em todo o país".

"Está todo o país interessado em saber como se resolve a questão do aeroporto de Lisboa, não é um problema só de Lisboa é um problema de todo o país e é um problema de fundos, deve ser debatido", frisou.

E, acrescentou ainda ter "dúvidas de que um simples consenso entre PS e PSD nos dê as melhores soluções".

Catarina Martins lembrou a construção dos estádios de futebol para o Euro 2004 e que os dois partidos "acordaram um investimento que foi de milhões e que hoje o país não percebe muito bem o que há de fazer com ele".

"Julgo que o tempo político que nós vivemos hoje demonstra que é sempre bom debatermos alterativas para lá dos acordos do bloco central", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório