Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Condições são favoráveis mas não se pode "embandeirar em arco"

Vital Moreira deixa alertas para o futuro apesar de bom momento económico que Portugal atravessa.

Condições são favoráveis mas não se pode "embandeirar em arco"
Notícias ao Minuto

10:44 - 19/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

Os 2,8% de crescimento económico registados no segundo trimestre são mais um sinal de recuperação económico e justificam algum entusiasmo com os números. “Há, porém, dois riscos nesta circunstância”.

Para Vital Moreira, que deu conta da sua opinião no blogue Causa Nossa, o primeiro risco é o de se poder achar “que Portugal constitui um caso singular de desempenho económico, quando na verdade toda a Europa passa por uma aceleração da retoma económica”.

O segundo risco, sugere, “consiste em pensar que a presente fase ascendente do ciclo económico se vai prolongar indefinidamente, quando a verdade é que ela pode ser travada por vários fatores”.

Por tudo isto, “não existem, portanto, razões para ‘embandeirar em arco’, como deixar disparar o crédito ao consumo e abrir os cordões à bolsa orçamental, como é a tentação nestas situações”.

O cabeça de lista do PS às Europeias de 2009 considerou ainda que “as atuais circunstâncias económicas excecionalmente favoráveis e a margem financeira que elas proporcionam deveriam ser aproveitadas para apressar a consolidação orçamental”.

Deste modo, explica, seria possível , “reduzir o recurso a mais endividamento e a obter uma significativa baixa do rácio da dívida em relação ao PIB, sem o que não haverá melhoria do rating da dívida, condição essencial para a redução da respetiva taxa de juros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório